segunda-feira, 23 de março de 2009

COMENTÁRIO E FOTOGRAFIAS DE MOÇAMBIQUE



COMENTÁRIO:

ERAS, PARA MIM, UM CIDADÃO ANÓNIMO QUANDO ME CONVIDASTE PARA O LANÇAMENTO DE "A ESPECIARIA" NA LIVRARIA LER DEVAGAR, EM LISBOA. SERIA POSSÍVEL MORAR AO LADO DE UM ESCRITOR SEM O SABER, ENCONTRAR-TE NA RUA, TÃO ESPORADICAMENTE E DISCRETO QUE TE NÃO DENUNCIAVAS? FIQUEI, POR ISSO, CURIOSA; MAIS QUE CURIOSA, INCRÉDULA. E NO DIA 8 DE MAIO DE 2008 LÁ ESTAVA, NUM AMBIENTE QUE SE PRESSENTIA MÁGICO.

A MULTIDÃO OLHAVA-TE E ADIVINHEI-TE ANSIOSO.

OS ELOGIOS DE OUTRO ESCRITOR ANGOLANO, JOSÉ EDUARDO AGUALUSA, FIZERAM-ME, FINALMENTE, ACREDITAR NÃO ESTAR A SER VÍTIMA DE UM LOGRO. E COMPREI O LIVRO.

LÊ-LO FOI UMA OUTRA DESCOBERTA. A LINGUAGEM DENSA, AS IDEIAS PROVOCADORAS, CAUSARAM-ME UM ENORME PRAZER. CEDO PERCEBI QUE AUTOR E HERÓIS SE CONFUNDIAM, TORNANDO AINDA MAIS MISTERIOSO O HOMEM QUE CONTINUAVA A CRUZAR-SE COMIGO COM UM MODESTO "BOM DIA". LI-O DE UM FÔLEGO, INCAPAZ DE PARAR; DEPOIS, PASSADO TEMPO, REPETI A LEITURA PAUSADAMENTE, SABOREANDO CADA FRASE COMO SE FOSSE UM FRUTO. SEM SABER COMO, SENTI O QUE É PERTENCER A OUTRA CULTURA, À CULTURA CRIOULA, LONGE DA MESQUINHEZ DAS FRONTEIRAS ESPARTILHADAS POR PRECONCEITOS.

A HISTÓRIA DO LIVRO É UM GRITO DE LIBERDADE, UM APELO AO SONHO, UM DESEJO DE REENCONTRO DOS POVOS, UM PEDIDO DE PAZ. "AINDA HOJE, PASSADOS TANTOS MESES APÓS A SUA PUBLICAÇÃO É "A ESPECIARIA" QUE OFEREÇO AOS AMIGOS SEMPRE QUE A OCASIÃO O EXIGE.

ANTÓNIO OLIVEIRA E CASTRO ESTÁ A ESCREVER UM NOVO LIVRO. TENHO A FELICIDADE DE PARTILHAR O ENREDO QUE SE ESBOÇA DIA APÓS DIA E POSSO GARANTIR-VOS, POR AQUILO QUE JÁ LI, QUE A HISTÓRIA NÃO VOS DESILUDIRÁ. ESTEJAM ATENTOS AO PRÓXIMO...O TÍTULO É AINDA UM SABOROSO MISTÉRIO.

CECÍLIA NUNES
(23-03-2009- SETÚBAL)

Sem comentários: