quinta-feira, 8 de julho de 2010

CARRO DO FUTURO

Nas instalações da CEA (Comissariado de Energia Atómica), em Grenoble, uma equipa de 200 investigadores e engenheiros pesquisa e desenvolve novas tecnologias eléctricas que permitam alimentar o carro do futuro.
O acordo entre a CEA e a Renault-Nissan, prevê a construção de uma fábrica capaz de produzir, até 2015, 150 mil baterias de iões de lítio por ano.
O mercado internacional de baterias eléctricas pode atingir os 15 mil milhões em 2015. Não é de estranhar pois, a feroz competição para conseguir uma fatia de negócio, crucial para uma Europa em crise (mais de 23 milhões de desempregados).
Hoje, 97% das baterias, sejam para telemóveis ou computadores, são fabricadas na Ásia, divididas pelo Japão, Coreia e China.
Barack Obama já declarou querer que os carros do futuro e as tecnologias a eles associadas sejam desenvolvidos nos EUA.
Portugal estará também presente no negócio. A Nissan já chegou a acordo com o Governo de Sócrates para instalar uma fábrica de baterias em Cacia ( Aveiro) com capacidade para produzir 60 mil baterias por ano. As primeiras unidades serão lançadas no mercado em 2012.

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