Foi com emoção que abri as folhas da "ESPECIARIA" com um odor a novo e naufraguei na aventura da leitura. Calmamente, sem pressas fui bebendo palavra a palavra, vivendo intensamente a história de Mansini. Mistério, romance ...que me deixaram na ânsia de continuar a ler sem parar. Páginas lidas com emoção e com algumas lágrimas à mistura...Gostei e fiquei a pensar se eu também conseguirei encontrar o elixir da Juventude tal como Benguela, essa misteriosa personagem( que me fez recordar alguém).Irmão, amigo, poeta e escritor, o sonho comanda a vida costuma dizer-se e eu digo-te, continua a sonhar e a escrever.
A irmã amiga Milai
sexta-feira, 27 de março de 2009
segunda-feira, 23 de março de 2009
COMENTÁRIO E FOTOGRAFIAS DE MOÇAMBIQUE
COMENTÁRIO:
ERAS, PARA MIM, UM CIDADÃO ANÓNIMO QUANDO ME CONVIDASTE PARA O LANÇAMENTO DE "A ESPECIARIA" NA LIVRARIA LER DEVAGAR, EM LISBOA. SERIA POSSÍVEL MORAR AO LADO DE UM ESCRITOR SEM O SABER, ENCONTRAR-TE NA RUA, TÃO ESPORADICAMENTE E DISCRETO QUE TE NÃO DENUNCIAVAS? FIQUEI, POR ISSO, CURIOSA; MAIS QUE CURIOSA, INCRÉDULA. E NO DIA 8 DE MAIO DE 2008 LÁ ESTAVA, NUM AMBIENTE QUE SE PRESSENTIA MÁGICO.
A MULTIDÃO OLHAVA-TE E ADIVINHEI-TE ANSIOSO.
OS ELOGIOS DE OUTRO ESCRITOR ANGOLANO, JOSÉ EDUARDO AGUALUSA, FIZERAM-ME, FINALMENTE, ACREDITAR NÃO ESTAR A SER VÍTIMA DE UM LOGRO. E COMPREI O LIVRO.
LÊ-LO FOI UMA OUTRA DESCOBERTA. A LINGUAGEM DENSA, AS IDEIAS PROVOCADORAS, CAUSARAM-ME UM ENORME PRAZER. CEDO PERCEBI QUE AUTOR E HERÓIS SE CONFUNDIAM, TORNANDO AINDA MAIS MISTERIOSO O HOMEM QUE CONTINUAVA A CRUZAR-SE COMIGO COM UM MODESTO "BOM DIA". LI-O DE UM FÔLEGO, INCAPAZ DE PARAR; DEPOIS, PASSADO TEMPO, REPETI A LEITURA PAUSADAMENTE, SABOREANDO CADA FRASE COMO SE FOSSE UM FRUTO. SEM SABER COMO, SENTI O QUE É PERTENCER A OUTRA CULTURA, À CULTURA CRIOULA, LONGE DA MESQUINHEZ DAS FRONTEIRAS ESPARTILHADAS POR PRECONCEITOS.
A HISTÓRIA DO LIVRO É UM GRITO DE LIBERDADE, UM APELO AO SONHO, UM DESEJO DE REENCONTRO DOS POVOS, UM PEDIDO DE PAZ. "AINDA HOJE, PASSADOS TANTOS MESES APÓS A SUA PUBLICAÇÃO É "A ESPECIARIA" QUE OFEREÇO AOS AMIGOS SEMPRE QUE A OCASIÃO O EXIGE.
ANTÓNIO OLIVEIRA E CASTRO ESTÁ A ESCREVER UM NOVO LIVRO. TENHO A FELICIDADE DE PARTILHAR O ENREDO QUE SE ESBOÇA DIA APÓS DIA E POSSO GARANTIR-VOS, POR AQUILO QUE JÁ LI, QUE A HISTÓRIA NÃO VOS DESILUDIRÁ. ESTEJAM ATENTOS AO PRÓXIMO...O TÍTULO É AINDA UM SABOROSO MISTÉRIO.
CECÍLIA NUNES
(23-03-2009- SETÚBAL)
domingo, 22 de março de 2009
Comentário
Olá António,
Muitos parabéns pelo livro. Fico à espera do próximo.
Gostei muito das descrições que fez de África, sobretudo quando usava palavras e expressões nativas. Conseguiu transportar-me àquela realidade, da qual não fazia a menor ideia. Gostei da forma clara como descreveu a situação difícil que se viveu. Como disse, não tinha noção do papel dos militares e da posição que tomaram e fiquei bastante elucidada sobre esse período importante tão relacionado com a história do nosso país.
Devia ter escrito esta mensagem logo quando acabei de o ler e estava com tudo na cabeça, porque agora já ando com outro romance na cabeça. Mas gostei muito.
Beijinho e não deixe de me avisar do seu próximo livro.
Joana Marques
Subscrever:
Mensagens (Atom)