quinta-feira, 27 de outubro de 2011

A REVOLTA DAS MULHERES NO IÉMEN

Iemenitas queimam véus tradicionais em sinal de protesto

Centenas de mulheres queimaram esta quarta-feira os véus tradicionais, na capital do Iémen, Sana, em sinal de protesto contra a repressão do regime liderado pelo presidente Ali Abdallah Saleh.

Mulheres iemenitas protestam contra Saleh

"Quem protege as mulheres iemenitas dos crimes dos assassinos?", entoavam as mulheres em frente às chamas, segundo relatou a agência noticiosa norte-americana AP.

As mulheres colocaram os véus tradicionais, denominados 'makrama', numa pilha e regaram as peças de vestuário com combustível. Inspirado pelas revoluções noutros países árabes, o protesto acontece depois do registo de novos confrontos, durante a noite, contra o presidente Saleh, e que fizeram pelo menos 25 mortos, segundo fontes oficiais.

As mulheres têm assumido um papel importante na vaga de contestação, principalmente depois da atribuição este mês do Nobel da Paz à activista iemenita Tawakkul Karman, juntamente com outras duas mulheres da Libéria, a presidente cessante Ellen johnson Sirleaf e a activista Leymah Gbowee.

Apesar de meses de protestos e de pressões internacionais e regionais, Ali Abdallah Saleh, no poder há 33 anos é acusado de corrupção e nepotismo, recusa-se a abandonar o poder e rejeita um plano apresentado pelas monarquias árabes do Golfo, que prevê uma transferência pacífica do poder no Iémen.

Sem comentários: