sexta-feira, 19 de julho de 2013

USA - DETROIT DECLARA BANCARROTA

Detroit declara bancarrota


O berço da indústria automóvel norte-americana é a maior cidade dos EUA a cair na falência.


A cidade de Detroit, no estado do Michigan, nos EUA, declarou bancarrota e pediu, nesta quinta-feira, a um tribunal federal protecção contra os credores. É a maior cidade norte-americana a declarar falência, segundo a imprensa norte-americana.
As edições online dos principais jornais norte-americanos avançaram com a notícia quando era quinta-feira à noite na Europa: uns citando despachos de agência, outros com peça própria, dão conta de um desfecho que se adivinhava e que acabou por se concretizar.
A cidade que é considerada o berço da indústria automóvel norte-americana, e que foi fundada há mais de 300 anos, não consegue sair do poço de dívidas em que tem vindo a afundar-se e, por isso, pediu protecção judicial ao abrigo do capítulo 9 do código de falências, que só se aplica às entidades municipais. Este artigo não prevê a liquidação da entidade que declara falência – como no caso de uma empresa –, mas antes uma reorganização do município. Um processo que foi usado 60 vezes nos EUA, desde a década de 1950, mas que agora envolve o maior dos municípios falidos até agora.
Em 2009, a Administração Obama ajudou financeiramente a salvar dois dos grandes nomes da indústria automóvel de Detroit, a General Motors e a Chrysler. Mas desta vez, a Casa Branca não pôs dinheiro à disposição do município para tentar inverter uma situação financeira cuja gravidade fica patente no défice orçamental anual de 100 milhões de dólares.
O principal jornal local, The Detroit News, relatava há uma semana a resposta da Casa Branca a perguntas de jornalistas sobre a situação difícil de Detroit. Durante uma conferência de imprensa em Washington, um porta-voz da Administração Obama, Jay Carney, declarou que o Presidente "estava a par da situação de Detroit", e que responsáveis federais e locais continuavam "em contacto", mas frisou que desconhecia "qualquer plano ou proposta que o Presidente tenha". "Mas estamos cientes da situação", frisou.

O valor da dívida, adianta por seu lado o New York Times, não é consensual, variando as estimativas "entre os 18 biliões e os 20 biliões de dólares". Isto dá entre 13.700 milhões a 15.200 milhões de euros, segundo a actual taxa de câmbio. A Reuters cita estimativas de 18.500 milhões de dólares.
De acordo com o jornal de maior expansão, o USA Today, o pedido de protecção formulado nesta quinta-feira dá início a um período de 30 a 90 dias, durante o qual será avaliado se o caso Detroit pode ou não enquadrar-se no referido capítulo 9. Em caso afirmativo, será feita uma selecção dos credores que poderão vir a reaver as dívidas, face aos recursos limitados que a cidade tem para oferecer, explica o mesmo jornal.
O mayor Dave Bing (do Partido Democrata) tem tentado inverter a situação, ao captar investimento privado para a baixa da cidade. Porém, os resultados e proveitos daí decorrentes são uma gota no oceano das dívidas municipais.
Para a cidade, frisam dois jornalistas do NYT, este desfecho, é uma "recordação dolorosa da ascensão e queda da cidade". Na década de 1950, Detroit registava 1,8 milhões de habitantes. Actualmente está reduzida a 700 mil moradores, dezenas de milhares de edifícios vazios e abandonados (78 mil segundo a Reuters) e ruas sem iluminação. "Foi uma decisão difícil e dolorosa, mas acredito que não outra saída viável", argumentou  o governador do Michigan, Rick Snyder (conservador do Partido Republicano), numa carta remetida ao tribunal.
Segundo a Reuters, nessa carta que acompanha o pedido de protecção judicial, o governador declara que aprovou um pedido do gestor externo nomeado para negociar uma saída, Kevyn Orr, que foi quem solicitou o início do processo judicial de protecção contra credores. "A cidade não dispõe de receitas suficientes para assegurar as suas obrigações, e a situação só irá piorar se não for tomada esta medida", escreveu Snyder.

Mesmo que o processo de falência possa ser, a longo prazo, transformado num novo início para Detroit, espera-se que o impacto a curto prazo seja mais desemprego, e mais dificuldades. Além disso, fica também, o estigma. Ao responsável pelas finanças do Michigan, Snyder escreveu ainda que imagina que muitos dirão que a cidade "bateu no fundo". Porém, acredita que será uma hipótese de um recomeço, sem o peso da dívida que não consegue pagar".
Nas últimas semanas, à medida que se adensava o risco de bancarrota, o município tentava negociar com credores e, ao mesmo tempo, com sindicatos de trabalhadores, na esperança de conseguir dilatar prazos de pagamento aos empresários e cortar nos benefícios aos trabalhadores.
Em Junho, há cerca de um mês, Orr apresentou um plano que deixaria muitos credores com muito menos para receber (dez cêntimos por cada dólar em dívida), avisando que recorreria sem hesitação à declaração de bancarrota caso as negociações se embrulhassem num impasse. Recentemente, dizem diferentes jornais americanos, o município falhou o pagamento de 40 milhões de dólares devidos ao fundo de pensões da cidade.
Segundo o gabinete de estatísticas norte-americano, o US Census Bureau, Detroit tinha, em 2010, 10% de população branca, muito longe dos 78,9% de brancos no Michigan. Nesse ano, a maioria da população era negra (78,9%), contrariando a tendência do estado, onde apenas 14,2% da população era afro-americana.
O Michigan, situado na região dos Grandes Lagos, fazendo fronteira com o Canadá, tem dado a vitória aos Democratas nas presidenciais desde 1992. É o nono mais populoso do país e o 11.º em área.

E AGORA? O REGRESSO DE PEDRO.

O regresso de Pedro

19/07/13 00:35 | António Costa
IN ECONÓMICO
 
 

As cartas estão marcadas e, agora, só uma reviravolta poderá evitar o que é verdade hoje, à hora a que estiver a ler este texto: não há acordo de salvação nacional, a austeridade e o crescimento não se encontraram e o Presidente da República vai ter de ‘aprovar' o novo Governo de Pedro Passos Coelho e Paulo Portas ou mandar o país para eleições antecipadas.


As cartas estão marcadas e, agora, só uma reviravolta poderá evitar o que é verdade hoje, à hora a que estiver a ler este texto: não há acordo de salvação nacional, a austeridade e o crescimento não se encontraram e o Presidente da República vai ter de ‘aprovar' o novo Governo de Pedro Passos Coelho e Paulo Portas ou mandar o país para eleições antecipadas.

A crise ainda não acabou, e em política tudo é possível, mesmo quando parece impossível, como parece ser a possibilidade de um compromisso entre o PSD e o PS - o CDS, aqui, está literalmente ao centro, como um dia disse Freitas do Amaral - desde que o Presidente da República entendeu dar um raspanete aos partidos, classificá-los de irresponsáveis e transformar-se no personagem central da vida política portuguesa.

A primeira consequência desta crise é verdadeiramente uma ironia: o país está em crise económica e social profunda, o plano de ajustamento com a ‘troika' teria sempre consequências, mas esgotou-se e não foi renegociado por responsabilidade directa do Governo e é por causa de uma crise interna à coligação que Cavaco Silva decidiu abrir um novo ciclo político no país.
Apesar disto tudo, a primeira vítima deste processo é António José Seguro, que já perdeu. Porquê? Porque não controlou o processo, deixou-se controlar por ele, porque entrou em contradição entre as negociações e o voto favorável à moção de censura. Porque já não tem margem para dizer ‘não' a históricos do passado e a históricos mais recentes, como Soares e Sócrates.

Os históricos do PS - curiosamente os dois que tiveram de chamar o FMI para salvar o país da bancarrota - acreditam mesmo que é a flexibilidade da ‘troika' que garante um acordo? Que não há uma restrição financeira activa que obriga a outra política, que dependemos de terceiros, dos nossos credores e da sua avaliação da nossa capacidade de pagar a dívida? Ou será, precisamente, ao contrário, só um acordo poderá garantir uma margem de manobra - a possível para quem ainda não deu um passo na reforma do Estado - para rever as condições do ajustamento?

António José Seguro só poderia ter entrado neste processo se estivesse de facto convencido da necessidade de um acordo substantivo e com conteúdo. Se não queria aceitar cortes de despesa, e compromissos, cuja necessidade é evidente, em torno destes objectivos, deveria ter clarificado a sua posição. Ao não fazê-lo, ao seguir o exemplo de Cavaco Silva, ao preferir uma não-decisão, acabou encurralado.


Cavaco Silva, esse, já começou a introduzir nuances no discurso, a preparar o que não quis antecipar ontem, a partir das Ilhas Selvagens. Mas é melhor começar já a escrever o discurso de explicação aos portugueses, um que se perceba à primeira, que dispense ‘cavacólogos' a saltar de televisão em televisão. Um discurso que explique porque é que decidiu seguir pelo caminho mais longo, e com custos eventualmente irreparáveis, em vez do caminho mais simples, porventura o mais difícil porque exigiria a assumpção de responsabilidades no imediato e não a culpabilização de terceiros mais tarde.

A terceira consequência é um novo fôlego de Pedro Passos Coelho, quase que em resposta à carta de Vítor Gaspar, às críticas implícitas de falta de liderança. O primeiro-ministro revelou-se e ganhou perante o país, nos últimos 19 dias, uma capacidade política perdida, reforçada ainda por cima quando, ao lado, tem um líder do CDS que esteve na origem da crise e um líder do PS estilhaçado.

O primeiro-ministro tornou (mais) verdadeira a ideia de que uma crise é uma oportunidade. Nem tudo está pior, e é evidente que o simples facto de um país, ou uma empresa, ou uma família deixarem de poder viver a crédito teria sempre consequências. Poderia e deveria ter menos, porque, como Vítor Gaspar confessou, de forma cândida, a reforma do Estado, o mais importante, ficou para o fim. A partir deste momento, Passos tem outra legitimidade, até perante Cavaco Silva, para governar, nas suas condições e nos seus termos, até ao fim da presente legislatura.
Pedro Passos Coelho passa uma imagem de homem de Estado, contra tudo e contra todos, aguentou a pressão, e soube decidir bem no momento certo. Até com a autoridade de comprometer Paulo Portas, que estava com um pé dentro e outro fora do Governo. Voltou a falar como primeiro-ministro na plenitude das suas funções, ontem, na Assembleia da República, e abriu definitivamente a segunda fase do ciclo político deste Governo. E vai aproveitar, e bem, essa legitimidade reforçada para obrigar Cavaco Silva a aceitar a remodelação que já apresentou, ou a assumir a responsabilidade de marcar eleições antecipadas, com as consequências que o próprio tão bem identificou.


 

DIFERENÇA ENTRE ENGENHOSIDADE E INTELIGÊNCIA


Diferença entre engenhosidade e inteligência
1 - A NASA
Quando, antes dos anos 60, a NASA iniciou o envio de astronautas para o espaço, advertiram que as suas canetas não funcionariam à gravidade zero, dado que a tinta não desceria à superfície onde se desejaria escrever. 
Ao fim de 6 anos de testes e investigações, que exigiu um gasto de 12 milhões de dólares, conseguiram desenvolver uma esferográfica que funcionava em gravidade zero, debaixo d´água, sobre qualquer superfície incluindo vidro e num leque de temperaturas que iam desde abaixo de zero até 300 graus centígrados. 
Os Russos, pelo seu lado, ao depararem com o mesmo problema, descartaram as canetas e, simplesmente deram lápis às suas tripulações para que pudessem escrever sem problemas.
 
2 - O EMPACOTADOR DE SABONETES
Em 1970, um cidadão japonês enviou uma carta a uma fábrica de sabonetes de Tókio, reclamando ter adquirido uma caixa de sabonete que, ao abri-la, estava vazia. A reclamação colocou em marcha todo um programa de gestão administrativa e operacional; os engenheiros da fábrica receberam instruções para desenhar um sistema que impedisse que este problema voltasse a repetir-se.
Depois de muita discussão, os engenheiros chegaram ao acordo de que o problema tinha sido desencadeado no setor de empacotamento dos sabonetes, onde uma caixinha em movimento não foi cheia com o sabonete respectivo.
Por indicação dos engenheiros desenhou-se e instalou-se uma sofisticada máquina de raios "X" com monitores de alta resolução, operada por dois trabalhadores encarregados de vigiar todas as caixas de sabonete que saíam da linha de empacotamento para que, dessa maneira se assegurasse de que nenhuma ficaria vazia. O custo dessa máquina superou os 250,000 dólares.
Quando a máquina de raios "X" começou a falhar ao fim de cinco meses de ser operada pelos três turnos da empresa, um trabalhador da área de empacotamento pediu emprestado um potente ventilador (ventoinha) de 50 dólares e apenas o apontou na direção da parte final da passadeira transportadora.
À medida que as caixinhas avançavam nessa direção, as que estavam vazias simplesmente saíam voando da linha de empacotamento, por estarem mais leves.

3 - O HOTELEIRO de NY
O gerente geral de uma cadeia hoteleira americana viajou pela segunda vez para Seul no lapso de um ano; ao chegar ao hotel onde devia hospedar-se foi recebido calorosamente com um "Bem-vindo senhor, que bom tê-lo novamente no nosso hotel".
Duvidando de que o recepcionista tivesse tão boa memória e surpreendido pela recepção, propôs-se que - no seu retorno a New York-imporia igual sistema de tratamento ao cliente na cadeia hoteleira que administrava.
No seu regresso convocou e reuniu todos os seus gerentes pedindo-lhes para desenvolver uma estratégia para tal pretensão.
Os gerentes decidiram implementar um software de reconhecimento de rostos, base de dados atualizada dia a dia, câmeras especiais com um tempo de resposta em micro segundos, assim como a pertinente formação dos empregados, etc., cujo custo aproximado seria de 2.5 milhões de dólares.
O gerente geral descartou a ideia devido aos elevados custos.
Meses depois, na sua terceira viagem a Seul, tendo sido recebido da mesma maneira, ofereceu uma boa gratificação ao recepcionista para que lhe revelasse como o faziam.
O recepcionista disse-lhe então:
Repare senhor, aqui temos um acordo com os taxistas do aeroporto; durante o trajeto eles perguntam ao passageiro se ele já havia se hospedado neste hotel, e, se a resposta é afirmativa, eles, à chegada ao hotel, depositam as malas do hóspede do lado direito do balcão de atendimento.
Se o cliente chega pela primeira vez, as suas malas são colocadas do lado esquerdo e o taxista é gratificado com um dólar pelo seu trabalho.
 
Esta é a diferença entre engenhosidade e inteligência

O GIGANTE ADORMECIDO ACORDOU!

Cara comunidade da Avaaz,

Em todo o planeta, milhões de pessoas de todas as idades estão tomando as ruas e se mobilizando online para dizer não à corrupção e à injustiça e pedir um mundo melhor. Uma hashtag do Twitter no Brasil pode sintetizar a história: #OGiganteAcordou.

E, em quase todos os lugares em que isso está acontecendo, a Avaaz – hoje com a força de quase 25 milhões de membros! – está presente. Para dar apenas um exemplo: o Senado brasileiro citou repetidamente nossa comunidade na semana passada, enquanto votava a proposta para facilitar a lei de iniciativa popular, reduzindo para 500.000 a quantidade de assinaturas necessárias para se apresentar novas propostas de leis no Congresso.

Estamos crescendo em mais de 1 milhão de novos membros por mês, cada vez mais rápido. Na medida em que mais cidadãos despertam, estamos nos dando conta de que o mundo é realmente nosso. E, embora tenhamos grandes desafios pela frente, o futuro depende de todos nós.

Quando nos juntamos e permanecemos juntos, nós vencemos. Confira abaixo as vitórias e atualizações das últimas semanas:


Brasil diz NÃO à corrupção e SIM à uma democracia do século XXI

Entrega de 1,6 milhão de assinaturas ao Senado brasileiroEntrega de 1,6 milhão de assinaturas ao Senado brasileiro
Os brasileiros estão dando um basta à corrupção desenfreada. Primeiro foi a campanha da Lei da Ficha Limpa, de enorme sucesso, que tornou inelegíveis os políticos condenados por órgãos colegiados da Justiça. Estudos mostram que a Avaaz desempenhou um papel fundamental nesta conquista. Recentemente, um membro da Avaaz criou uma das maiores petições online da história do Brasil, com mais de 1,6 milhão de assinaturas exigindo que os senadores removam o presidente do Senado do poder, um político duvidoso com uma série de acusações de corrupção. Ele ainda está no poder, mas estamos muito perto de acabar com o processo de votação secreta que lhe permitiu obter sua posição no Senado.

Melhor ainda: o Senado acabou de aprovar uma proposta para tornar mais fácil e mais rápido a possibilidade dos cidadãos forçarem os políticos a agir. A Avaaz foi citada várias vezes durante o debate no Senado, quando eles concordaram em reduzir pela metade o número de assinaturas necessárias para leis de iniciativa popular, e determinaram que as assinaturas online serão válidas. Agora, estamos fazendo de tudo para fazer a Câmara selar esse acordo.

Bangladesh: Esperança dos escombros

Jornal sueco destaca o nosso anúncio contra a H&M que foi proibidoJornal sueco destaca o nosso anúncio contra a H&M que foi proibido
Quando o prédio de uma fábrica de roupas em Bangladesh desabou, matando mais de mil pessoas, a Avaaz juntou forças às organizações de direitos trabalhistas locais para colocar pressão em dois grandes nomes da indústria internacional da moda. O objetivo: fazer com que eles assinassem um acordo de proteção dos trabalhadores que serviria de modelo para o restante do mundo.

Os membros da Avaaz cobriram as páginas da H&M e GAP no Facebook com mensagens. E, quando nossos anúncios publicitários voltados ao presidente da H&M foi rejeitado na Suécia – país de origem da empresa – deu-se início à um grande debate na mídia e online. Executivos de alto-escalão da H&M falaram por telefone com a Avaaz e, 3 dias depois, eles assinaram o acordo. Isso motivou mais de 75 outras marcas a seguirem este exemplo! GAP e Walmart ainda não estão na lista dos que assinaram o acordo, mas a campanha ainda está ativa!

Vitória para as abelhas na Europa!

Vento, chuva e neve: mantivemos a pressão para salvar as abelhasVento, chuva e neve: mantivemos a pressão para salvar as abelhas
Após mais de dois anos realizando campanhas, tivemos um papel fundamental para fazer com que a Europa proibisse pesticidas letais para as abelhas, pelo menos até 2015! Conseguimos essa vitória após dois anos de ações, em que inundamos ministros com emails, juntamos mais de 2,6 milhões de assinaturas, organizamos protestos com criadores de abelhas (com a presença de uma abelha inflável gigante de 5 metros de altura), financiamos pesquisas de opinião pública, e muitas outras ações.

Esta tem sido uma longa batalha contra grandes corporações como a Bayer, e nada disso seria possível se não fosse pela colaboração de muitos cientistas, especialistas no assunto, funcionários de governo que apoiaram a campanha, criadores de abelhas e grupos ambientalistas. De acordo com a organização Amigos da Terra: "A enorme petição da Avaaz e as suas campanhas criativas ajudaram a levar essa campanha até o final."

Impedindo a remoção forçada do povo Masai

1,7 milhão de membros da Avaaz apoiam o direito do povo Masai de viver em suas terras ancestrais1,7 milhão de membros da Avaaz apoiam o direito do povo Masai de viver em suas terras ancestrais
O governo da Tanzânia queria realizar uma remoção forçada de várias famílias, teoricamente para que turistas ricos pudessem caçar leões e leopardos! Mas 1,7 milhão de nós nos juntamos para dizer "não", alertando as redes de televisão CNN e Al Jazeera para cobrirem essa história, e lançando anúncios publicitários com foco no governo da Tanzânia em jornais locais, além de pressionar os doadores de ajuda financeira internacional para que fizessem perguntas à Tanzânia sobre a tentativa de remoção. O presidente da Tanzânia, Jakaya Kikwete, não queria ouvir as vozes em protesto, mas os Masai continuaram perseverantes. Finalmente, quando membros do povo Masai foram ao parlamento da Tanzânia e exigiram que o direito deles de viver em terras ancestrais fosse respeitado, o Primeiro-ministro assinou uma carta prometendo buscar uma solução permanente para o conflito em conjunto com os Masai. Até agora conseguimos impedir a remoção, mas continuaremos a lutar até que o presidente Kikwete desista de uma vez desta ideia.

Indo muito além da fracassada guerra às drogas

Presidente da Guatemala Pérez Molina diz SIM pelo fim da fracassada guerra às drogas Presidente da Guatemala Pérez Molina diz SIM pelo fim da fracassada guerra às drogas
As vozes de centenas de milhares de membros da Avaaz de toda as Américas exigiram dos líderes que fossem adotadas políticas mais humanas em relação às drogas. O resultado foi uma declaração história feita pela OEA (Organização dos Estados Americanos) que sugere ir além da proibição e combater as drogas como uma questão prioritária de saúde, não uma missão militar.

Nossa petição teve um papel fundamental. Entregamos as assinaturas diretamente ao presidente da Guatemala, Otto Pérez Molina, diante de toda a mídia. Molina explicou a nossa estratégia com suas próprias palavras: "Agradecemos à Avaaz por essa petição porque dá a nós, os líderes políticos do continente, a força que precisamos para debater essa questão sem ela ser vista como um tabu."

Pondo um fim à guerra contra as mulheres

O ônibus rosa da Avaaz circula por Nova Délhi com o 'primeiro ministro Singh' a bordo, exigindo educação pública para combater os estuprosO ônibus rosa da Avaaz circula por Nova Délhi com o 'primeiro ministro Singh' a bordo, exigindo educação pública para combater os estupros
Na Índia, uma estudante de 23 anos foi estuprada brutalmente em um ônibus, morrendo em decorrência dos ferimentos em seguida. Nas Maldivas, uma garota de 15 anos de idade foi condenada ao apedrejamento por praticar "sexo fora do casamento". Na Somália, uma jovem foi violentada por vários homens das forças de segurança que deveriam protegê-la.

Em cada um destes casos, os membros da Avaaz ajudaram a transformar horror em esperança, amplificando milhões de nossas vozes na mídia, para pressionar os governos a aprovar leis mais fortes que protejam as mulheres. Nas Maldivas, a nossa campanha ameaçando o setor de turismo nos ofereceu uma porta aberta para os maiores líderes políticos do país, que afirmaram que a garota não seria apedrejada por agora, e uma pesquisa encomendada pela Avaaz conquistou as manchetes, mostrando que os cidadãos desejam uma mudança nas leis. Na Índia, um grande ônibus rosa, com uma enorme representação do primeiro ministro Singh portando a nossa mensagem, circulou pelas ruas de Délhi e agora há um interesse crescente pelo nosso apelo por uma campanha massiva de educação pública que desafie atitudes retrógradas em relação às mulheres. Estas são apenas as pontas do iceberg em nossa luta contra a misoginia.

Salvando as Baleias de um Massacre

Entregando nosso pedido para salvar as baleias à secretária de Estado para Questões Econômicas da HolandaEntregando nosso pedido para salvar as baleias à secretária de Estado para Questões Econômicas da Holanda
Quando um magnata islandês lançou sua brutal caçada de verão, com o objetivo de transformar espécies ameaçadas de baleias em comida para cachorro, a Avaaz iniciou uma campanha para impedir o envio das carcaças sangrentas para o Japão. Mais de 1,1 milhão de nós convencemos os políticos holandeses a se comprometer a fechar os portos nacionais para este carregamento. E então aparecemos outra vez na Alemanha, quando ele tentou redirecionar a carga pela cidade de Hamburgo. O Ministério do Meio Ambiente alemão respondeu às mensagens enviadas por membros da Avaaz imediatamente através do Twitter e, trabalhando juntamente com o Greenpeace, criamos pressão suficiente para enviar a carne de baleia de volta para a Islândia! O governo alemão agora pediu que o porto recuse todos os carregamentos de carne de baleia no futuro, 200.000 membros da Avaaz na Alemanha estão exigindo que a maior rede de supermercados do país pare de vender produtos ligados à empresa responsável pela caça às baleias e estamos buscando extinguir as outras rotas de lucro do caçador de baleias até que ele perceba que essa prática tem que acabar.

Combatendo a Sonegação Global de Impostos

Membros da Avaaz em ação pedindo ao Primeiro-ministro Harper que agisse contra à sonegação de impostosMembros da Avaaz em ação pedindo ao Primeiro-ministro Harper que agisse contra à sonegação de impostos
Todos os anos, empresas gananciosas e indivíduos muito ricos usam esquemas para esconder uma fortuna estimada em cerca de $1 trilhão, privando governos de impostos que eles precisam coletar para consertar nossos serviços públicos e nossos países. Este ano vislumbramos uma oportunidade para sair em busca dessa quantia que está faltando nos nossos cofres públicos, criamos uma enorme petição e trabalhamos junto ao famoso cantor Baaba Maal e às organizações Save the Children, ActionAid, além de outros grupos, para fazer nossas vozes chegarem a David Cameron, presidente do G8. Nossa carta, assinada por 21.000 representantes de empresas de todo o mundo, ajudou a colocar esta questão como pró-negócios e pró-cidadãos e a mudar as posições da Alemanha e do Canadá, resultando em um acordo histórico que poderá levar os governos a trabalhar em conjunto para por um fim à sonegação de impostos. A 'Declaração Lough Erne' foi breve quanto a questões específicas, mas nos dá uma enorme vantagem na hora de cobrar que os governos bloqueiem esquemas suspeitos para não pagar impostos.


É incrível poder fazer parte de uma comunidade composta por cidadãos de cada pedacinho do mundo, unidos por ações comuns e efetivas. Clique aqui para ver um mapa dos nossos membros por país ou aqui para ler relatos pessoais de nossos membros e até para se corresponder com outras pessoas que fazem parte desta comunidade.

Nosso gigante adormecido está caminhando, trazendo possibilidades tremendas de mudança. Mal podemos esperar para ver o que nossa comunidade fará daqui para a frente.

Com amor, esperança e uma gratidão enorme por esta comunidade capaz de mudar o mundo,

Ricken, Jamie, Oli, Alex, Dalia, Joseph, Laura, Mais, Michelle e o restante da equipe da  Avaaz

PS -- Inspirado para mudar algo? Muitas campanhas da Avaaz (como as nossas maiores campanhas durante os protestos no Brasil e na Turquia) foram criadas por membros da nossa comunidade! Crie agora a sua campanha sobre qualquer tema - local, nacional ou global: http://www.avaaz.org/po/petition/start_a_petition/?bgMYedb&v=26859

PPS -- Cada uma dessas campanhas foi 100% financiada por doações da nossa comunidade. Para manter nossa independência, a Avaaz não aceita doações de governos, corporações, fundações ou em grandes somas. Isso é algo extremamente raro e uma das maiores razões para a nossa eficácia -- entre com sua parte, para que tudo isso continue sendo possível: http://avaaz.org/po/reportback_0713/



quinta-feira, 18 de julho de 2013

PROVÉRBIOS POPULARES PORTUGUESES

Provérbios muito actuais !!!

 Provérbios Populares Portugueses

 1. Em Janeiro sobe ao outeiro; se vires verdejar, põe-te a cantar, se
 vires o Passos, põe-te a chorar

2. Quem vai ao mar avia-se em terra; quem vota Passos, mais cedo se
enterra.
 3. Passos a rir em Janeiro, é sinal de pouco dinheiro.

 4. Quem anda à chuva molha-se; quem vota em Passos lixa-se.

5. Ladrão que rouba a ladrão tem cem anos de perdão; parvo que vota em
 Passos , tem cem anos de aflição.

 6. Gaivotas em terra temporal no mar; Passos em São Bento, o povinho a
 penar

7. Há mar e mar, há ir e voltar; só vota em Passos quem se quer afogar.

 8. Março, marçagão, manhã de Inverno tarde de Verão; Passos, Soarão,
 manhã de Inverno tarde de inferno.

 9. Burro carregando livros é um doutor; burro carregando o Passos é
 burro mesmo.

10. Peixe não puxa carroça; votar em Passos , asneira grossa.

11. Amigo disfarçado, inimigo dobrado; Passos empossado, povinho lixado.

12. A ocasião faz o ladrão, e de Passos um aldrabão.

 13. Antes só que mal acompanhado, ou com Passos ao lado.

14. A fome é o melhor cozinheiro, Passos o melhor coveiro.

15. Olhos que não vêem, coração que não sente, mas aturar o Passos ,
 não se faz à gente.

16. Boda molhada, boda abençoada; Passos eleito, pesadelo perfeito.

17. Casa roubada, trancas na porta; Passos eleito, ervas na horta.

18. Com Passos e bolos se enganam os tolos.

19. Não há regra sem excepção, nem Passos sem confusão.
NOTA HUMORÍSTICA, OU TALVEZ NÃO!

Passe a todos os amigos!

Um vizinho meu não passou a ninguém: em duas semanas perdeu o emprego
e aumentaram-lhe os impostos...

Substitua o nome Passos por qualquer político à sua escolha e o resultado é o mesmo.



JEAN-LUC MÉLENCHON - "A SOCIAL-DEMOCRACIA É UM PRODUTO TÓXICO

Jean-Luc Mélenchon."A social-democracia é um produto tóxico" | iOnline


http://www.ionline.pt/artigos/mundo/jean-luc-melenchon-social-democracia-produto-toxico

CARTA DE EDWARD SNOWDEN



Carta ao Presidente do Equador, Rafael Correa
Edward Joseph Snowden

14.Jul.13 ::

Outros autores
 
“Existem poucos líderes mundiais que arriscariam colocar-se do lado dos direitos humanos de um individuo face ao governo mais poderoso do planeta, e a valentia
de Equador e do seu povo constitui um exemplo para o mundo.
 
Devo exprimir o meu profundo respeito pelos seus princípios e o meu sincero agradecimento pela acção do seu governo ao tomar em consideração o meu pedido
de asilo político.
 
O Governo dos Estados Unidos da América montou o maior sistema de vigilância do mundo. Este sistema global afecta toda a vida humana vinculada à tecnologia:
gravando, analisando e submetendo a juízo secreto cada membro do público internacional. Existe uma grave violação dos nossos direitos humanos universais

quando um sistema político perpetua a espionagem automática, generalizada e sem garantias contra pessoas inocentes.
 
De acordo com esta convicção, revelei este programa ao meu país e ao mundo. Enquanto o público exprimiu apoio ao esclarecimento que abri sobre este sistema
secreto de injustiça, o Governo dos Estados Unidos de América respondeu com uma perseguição extrajudicial que me custou a minha família, a minha liberdade

de movimentos e o meu direito a uma vida pacífica, sem o receio de uma agressão ilegal.
 
Enquanto eu enfrento esta perseguição, aqueles governos temerosos do Governo norte-americano e das suas ameaças mantêm-se em silêncio.
 
O Equador, todavia, levantou-se em defesa do direito humano de procurar asilo. A decisiva acção do seu Cônsul em Londres, Fidel Narváez, garantiu que os
meus direitos fossem protegidos durante a minha saída de Hong Kong. Sem isso nunca poderia ter-me arriscado a viajar.
 
Agora, como resultado, mantenho-me livre e em condições de publicar informação que serve o interesse do público.
 
Sem me preocupar com os dias que me restem de vida, manterei a minha dedicação à luta pela justiça num mundo desigual. Se algum desses dias contribuir para
o bem comum, o mundo deverá agradecê-lo aos princípios do Equador.
 
Aceite, por favor, a minha gratidão em relação a si, como representante do seu Governo e do povo da República do Equador, bem como a minha grande admiração
pessoal pelo seu compromisso em fazer o que é correcto, em vez daquilo que possa trazer recompensas”.
 
Edward Joseph Snowden.

terça-feira, 16 de julho de 2013

SÓ O ESCRITOR MOÇAMBICANO MIA COUTO SABE DIZER AS COISAS ASSIM

O PAÍS DO QUEIXA-ANDAR

 A Porta
Era uma vez uma porta que, em Moçambique, abria para Moçambique. Junto da porta havia um porteiro. Chegou um indiano moçambicano e pediu para passar. O porteiro escutou vozes dizendo:
- Não abras! Essa gente tem mania que passa à frente!
E a porta não foi aberta. Chegou um mulato moçambicano, querendo entrar. De novo, se escutaram protestos:
Não deixa entrar, esses não são a maioria.
Apareceu um moçambicano branco e o porteiro foi assaltado por protestos:
-Não abre! Esses não são originais!
E a porta não se abriu. Apareceu um negro moçambicano solicitando passagem. E logo surgiram protestos:
- Esse aí é do Sul! Estamos cansados dessas preferências...
E o porteiro negou passagem. Apareceu outro moçambicano de raça negra, reclamando passagem:
- Se você deixar passar esse aí, nós vamos-te acusar de tribalismo!
O porteiro voltou a guardar a chave, negando aceder o pedido.
Foi então que surgiu um estrangeiro, mandando em inglês, com a carteira cheia de dinheiro. Comprou a porta, comprou o porteiro e meteu a chave no bolso.
Depois, nunca mais nenhum moçambicano passou por aquela porta que, em tempos, se abria de Moçambique para Moçambique.
 
 Mia Couto
 
 

CLUBE BILDERBERG - OS SENHORES DO MUNDO

 "O «lobby» mais influente do planeta, que ao longo das décadas também passou de secreto a discreto, reúne este ano em terras de sua magestade." Assim começa um artigo publicado no passado dia 4 de Junho num conhecido semanário de Lisboa.
Tal como em todo o restante noticiário que agora tem vindo a ser divulgado sobre o assunto, não informa ou sequer refere os verdadeiros objectivos destas reuniões e os reais motivos da existência do tal «lobby» - O CLUBE BILDERBERG. Será por acaso?...
Para comemorar a actual reunião [com os "convidados" António José Seguro e Paulo Portas] nada melhor do que lembrar o célebre 1º livro de Daniel Estulin, publicado em Portugal por TEMAS E DEBATES e CÍRCULO DE LEITORES, livro «maldito» e por isso proíbido pela censura democrática nacional...
(Note-se que esta edição é portuguesa, pelo que não tem nada a ver com a edição espanhola deficientemente traduzida em português, que também circula na internet). 
 

Livro: «Clube Bilderberg - Os Senhores do Mundo»¹
autor: Daniel Estulin
editor: Temas e Debates (e Círculo de Leitores)
1ªed. Lisboa, 2005
(retirado do mercado)

sinopse:
- «Imagine um clube onde presidentes, primeiros-ministros e banqueiros internacionais convivem, onde a realeza presente garante que todos se entendem, onde as pessoas que determinam as guerras, controlam os mercados e impõem as suas regras a todo o mundo dizem o que nunca ousariam dizer em público. Pois este clube existe mesmo e tem um nome. Ao longo dos últimos cinquenta anos, um grupo seleccionado de políticos, empresários, banqueiros e outros poderosos tem-se reunido em segredo para tomar as grandes decisões que afectam o mundo. Se quiser saber quem mexe os cordelinhos nos bastidores dos organismos internacionais conhecidos, não hesite: leia este livro.
«Não temendo pôr em risco a própria vida, Daniel Estulin foi a única pessoa a conseguir romper o muro de silêncio que protege as reuniões do clube mais exclusivo e perigoso da história.
«Fique a saber:
- Porque se reúnem os cem mais poderosos do mundo todos os anos durante quatro dias.
- O porquê do silêncio dos media em relação a estas reuniões.
- Que vínculos existem entre o Clube Bilderberg e os serviços secretos ocidentais.
- Quais os planos do Clube Bilderberg para o futuro da humanidade.»

DO QUE UM HOMEM É CAPAZ - JOSÉ MARIO BRANCO


50 ANOS DE "OS VAMPIROS" - ASSOCIAÇÃO JOSÉ AFONSO

CONCERTO DE TRIBUTO A ZECA AFONSO

50 ANOS DE “OS VAMPIROS” (1963/2013)

 A Associação José Afonso (AJA) e a Reitoria da Universidade de Lisboa promovem, com o apoio do SPGL, no próximo dia 20 de julho, um concerto assinalando os 50 anos da primeira edição de OS VAMPIROS.

 O concerto evocativo dos 50 anos de OS VAMPIROS realiza-se na Aula Magna, em Lisboa, pelas 21h, e conta com a participação de uma dezena de artistas que juntam as vozes para comemorar José Afonso e lembrar o emblemático refrão “Eles comem tudo, eles comem tudo/ eles comem tudo e não deixam nada”.

Em palco estarão os músicos Rogério Pires, Sérgio Caldeira, Pedro Syroh, o poeta José Fanha, o grupo Ensemble VOCT, Rui Pato, João Afonso, Manuel Freire, Luis Pastor, Lourdes Guerra, Pedro Fragoso e Francisco Fanhais.




COMUNIDADE AVAAZ E MALALA



Caros amigos,


 



Um grupo de jovens garotas estava saindo de um centro de estudos de volta para casa, no Paquistão, quando o ônibus escolar em que elas estavam foi bombardeado por terroristas -- 14 delas foram queimadas vivas. As sobreviventes foram levadas às pressas para o hospital, onde outra bomba explodiu e feriu seus amigos e as enfermeiras que chegavam para prestar socorro.

Às vezes, de dentro de uma nuvem sombria pode sair um raio de luz brilhante. Diante deste horror, Malala, uma garota de 15 anos, teve a ousadia de começar uma campanha pelo direito de garotas como ela terem acesso à educação no Paquistão. Ela levou um tiro na cabeça no ano passado, mas sobreviveu, e com o apoio de quase 1 milhão de nós, ela contribuiu para criar uma nova política do governo paquistanês que colocará todas as garotas na escola!

Mas ela não vai parar por aí. Nesta sexta-feira, Malala vai fazer um pronunciamento na ONU e propor uma nova meta para o mundo: colocar todas as crianças do planeta na escola. Por incrível que pareça, o pedido de Malala pode ser realizado -- peritos sobre o assunto dizem que colocar todas as crianças do mundo na escola custaria o mesmo que criar duas usinas nucleares! Nas próximas 24 horas, no momento em que ela estiver diante dos líderes mundiais, vamos mostrar a eles que Malala conta com o apoio de milhões de pessoas, e queremos que eles transformem o horror do Taleban em uma nova esperança, a educação para todos:

https://secure.avaaz.org/po/every_child_in_school_global/?btwOQeb&v=27002

 
O Taleban deu um tiro na cabeça de Malala, 15 anos, uma ativista pela educação de crianças. Mas ela sobreviveu, ajudou a conseguir mais direitos educacionais para as garotas do Paquistão e vai fazer um discurso na ONU amanhã, pedindo aos líderes mundiais que cheguem a um acordo para colocar todas as crianças do planeta na escola, uma meta alcançável. Vamos apoiar Malala e exigir educação para todos:
Malala vai apresentar nossa campanha ao Secretário Geral da ONU na sexta-feira e, junto com um exército de jovens ativistas ao redor do mundo, atuará fazendo campanha no Conselho de Segurança da ONU para aprovar uma resolução que reconheça a crise de educação global e defina passos concretos para promover a educação para todos. Em seguida, vamos ajudá-los a levar essa mensagem para as capitais de países ao redor do mundo até que os governos assinem cheques e mudem suas políticas educacionais.
Assine a petição

Estes são os pontos principais desse plano:
  • garantia de igualdade para as garotas e jovens marginalizados, a quem é negado o direito à educação
  • fornecer qualificação rigorosa para os professores
  • aumentar os fundos para educação com mais ajuda financeira de países doadores e que todos os países passem a alocar melhor os recursos para educação e garantir que todas as crianças tenham pelo menos 9 anos de educação
Colocar todas as crianças na escola parece algo ambicioso, mas na verdade é uma meta alcançável por meio de um aumento moderado do apoio financeiro internacional em cerca de US$ 26 bilhões. Isso vai render grandes benefícios para o futuro da paz e prosperidade do nosso planeta. Vamos aproveitar esse momento e oportunidade e tornar isso realidade:

https://secure.avaaz.org/po/every_child_in_school_global/?btwOQeb&v=27002

Quando Malala levou um tiro na cabeça, nossa comunidade a apoiou e a ajudou a construir uma estratégica efetiva para levar sua causa a outro patamar. Trabalhamos de perto com o enviado da ONU para a Educação, Gordon Brown, para pressionar o governo paquistanês a anunciar um programa de bolsas para colocar todas as crianças do mundo na escola. Vamos fazer isso novamente agora, e transformar a magia de Malala em realidade ao redor do mundo.

Com esperança e determinação,

Mia, Diego, Ricken, Alex, Anne, Dalia, Pascal, Wen-Hua e toda a equipe da Avaaz

PS - Muitas das campanhas da Avaaz foram criadas por membros da nossa comunidade! Crie a sua campanha agora e obtenha a vitória sobre qualquer questão, seja ela local, nacional ou global: http://www.avaaz.org/po/petition/start_a_petition/?bgMYedb&v=26859


MAIS INFORMAÇÕES:

Malala vai financiar estudos de 40 jovens paquistanesas (Veja)
http://veja.abril.com.br/noticia/esporte/jovem-paquistanesa-ataca-pelo-taliba-vai-financiar-escola

Paquistanesa atacada por defender educação vai comemorar aniversário na ONU (UOL)
http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/07/08/paquistanesa-atacada-por-defender-educacao-vai-comemorar-aniversario-na-onu.htm

Malala cria fundo para garantir educação de meninas no Paquistão (Público)
http://www.publico.pt/mundo/noticia/malala-cria-fundo-para-garantir-educacao-de-meninas-no-paquistao-1590250

Petição online apoia luta de Malala Yousufzai por educação feminina no Paquistão (Marie Claire)
http://revistamarieclaire.globo.com/Revista/Common/0,,EMI321929-17738,00-PETICAO+ONLINE+APOIA+LUTA+DE+MALALA+YOUSUFZAI+POR+EDUCACAO+FEMININA+NO+PAQU.html

Corte em ajuda financeira prejudica acesso à escola para milhões de crianças (em inglês)(Huffington post)
http://www.huffingtonpost.co.uk/pauline-rose/education-aid-reductions-jeopardise-schooling_b_3413691.html


Apoie a comunidade da Avaaz!
Nós somos totalmente sustentados por doações de indivíduos, não aceitamos financiamento de governos ou empresas. Nossa equipe dedicada garante que até as menores doações sejam bem aproveitadas: Dona Agora

QUE PAÍS É ESSE?


"LINDO": UMA ILHA DO OCEANO PACÍFICO


Amigos,
Já terão, certamente, visto este video, tal como aconteceu comigo. Porém, nunca é demais sermos alertados e podermos alertar outros perante e para uma realidade que nos aponta o dedo de forma indelével e arrepiante. Façamos, pelo menos, com que este video chegue ao maior número possível de pessoas, reencaminhando-o, na expectativa de que todos repensemos se estamos a fazer o nosso melhor, em prol de preservação e sustentabilidade ambiental.

abraço

Sara Loureiro
 
 
O vídeo (3:55) mostra uma ilha em pleno coração do Oceano Pacífico, a 2.000 km de qualquer costa. Essa ilha é desabitada, não há senão pássaros.

No entanto... vejam o que se passa!
Um vídeo que todos deveriam ver!
Cliquem em:
 

segunda-feira, 15 de julho de 2013

HOJE, EM SETÚBAL, 18H30, "TAMBWE-A UNHA DO LEÃO"

ARRUADA EM SETÚBAL - LIVRARIA CULSETE - DIA 15 DE JULHO, ANTÓNIO OLIVEIRA E CASTRO
CONVIDO-VOS A APARECER, NO PRÓXIMO DIA 15 DE JULHO(18H30M), FRENTE À LIVRARIA CULSETE-SETÚBAL, PARA FALARMOS SOBRE "TAMBWE-A UNHA DO LEÃO".

E LER POESIA.

E CONVERSARMOS.

NÃO SE ACANHE!

POR ENQUANTO, A CONVERSA É GRÁTIS.