sexta-feira, 3 de setembro de 2010

ACESSO À CARTA DE CONDUÇÃO


GUARDAR NOS "FAVORITOS"

Este "site" do IMTT ( antiga DGV) permite ver qual a situação das nossas cartas de condução, multas e avisos. Permite também pedir a renovação.

Para consultar a vossa carta de condução, notificações, e ver a vossa fotografia, acedam a:

https://servicos.imtt.pt/condutores/Home/Personal/Login/tabid/57/Default.aspx

Manifesto Anti-Dantas

Bethania - Poema do Menino Jesus - Fernando Pessoa

Cântico Negro de José Régio (interpretado por João Villaret)

Lisboa debaixo de terra A Se de Lisboa

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Mário Viegas - "Os ais"

MÉDICOS OU CRIMINOSOS?


A Inspecção-Geral da Saúde (IGAS) contabiliza mais de uma dezena de casos de irregularidades relacionadas com prescrições e que custam centenas de milhares de euros ao Estado. Algumas das participações já chegaram ao Ministério Público que está a investigar pelo menos três denúncias que envolvem médicos e farmácias, que cobravam ao SNS receitas não levantadas pelos utentes. A IGAS reforçou as inspecções a pedido do ministério, na sequência de uma subida elevada da despesa com medicamentos. As burlas envolvem remédios comparticipados a 100% pelo Estado. Estas burlas custaram aos contribuintes 200 mil euros. O bastonário da Ordem dos Médicos, Pedro Nunes, diz que os clínicos podem ser suspensos por mais de cinco anos se forem culpados. O bastonário alerta ainda para o facto de esta burla só ser possível com a conivência das farmácias.
(excertos de um texto publicado no jornal diário de Notícias de 1 de Setembro de 2010)
Nota: A despesa com medicamentos subiu 12% relativamente a 2009. Esperemos que a justiça portuguesa seja exemplar e não use critérios que diferenciem os cidadãos em portugueses de primeira e portugueses de segunda.

BOAS NOTÍCIAS


"A DECO denunciou alegadas práticas abusivas por parte de alguns bancos relativamente a contratos de crédito à habitação, que permitem aos bancos alterar o spread dos empréstimos de forma unilateral, tendo em conta as condições do mercado. Arrastou atrás de si o Banco de Portugal e o próprio Governo, que aguarda agora que o supervisor bancário se pronuncie para eventualmente intervir".
Nota: A responsabilidade da crise mundial e consequente perturbação do mercado pertence aos bancos. Os seus erros de gestão à escala global provocaram o descalabro das economias e a tremenda crise social que todos sentimos no pelo . É pois imoral obrigar os clientes desses mesmos bancos a pagar os seus erros. Em qualquer empresa honesta, os maus gestores são afastados e responsabilizados pelos erros cometidos. Na pior das hipóteses, as empresas mal geridas perdem negócio para aquelas que foram capazes de inovar e acabam por fechar. São estas as leis do mercado.
(AOC)

CABRAS ANTIFOGOS


Na zona transfronteiriça entre Bragança e Guarda, 187 entidades chegaram à conclusão que a melhor forma de reduzir a propagação de incêndios passa pela limpeza das florestas e matas locais. Como admitem que este trabalho pode ser feito na perfeição pelo gado caprino, vão avançar com a colocação de 150 mil cabras no terreno, o que implicará um investimento de 48 milhões de euros, contemplando a criação de 12 queijaria, 15 lojas de vendas de produtos relacionados com a criação de gado caprino, dois matadouros e mais 558 postos de trabalho (para pastores e equipas comerciais). Dizem que este projecto renderá 30 milhões de euros anuais, a distribuir pela zona.
(texto publicado no jornal Expresso de 28 de Agosto de 2010)
Nota: Aqui está uma medida inteligente. Limpam-se as matas e controlam-se os incêndios. Além de se impedir que o fogo destrua riqueza, cria-se mais riqueza e postos de trabalho, e valoriza-se o interior abandonado pelos poderes públicos. O meus parabéns àqueles que procuram soluções engenhosas, sustentadas. Um exemplo a seguir. Têm é que ter cuidado, "não vão as torres eólicas e os cabos de alta tensão provocarem setresse nas cabras" (piada)...

Lisboa debaixo de terra As Galerias Romanas da Rua da Prata Canal Histor...

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

O RIDÍCULO DO RADICALISMO ECOLOGISTA


QUANDO OS LOBOS UIVAM SÃO CAPAZES DE MOVER MONTANHAS DE MILHÕES DE EUROS.
É isso que uma loba com três crias está a fazer entre Armamar e Moimenta da Beira. São a principal razão para que tenha sido bloqueado um investimento do consórcio eólico Ventinvest (liderado pela Galp). Os responsáveis do consórcio dizem que os ecologistas alegam stresse dos lobos ao olharem para as torres eólicas e para os cabos de alta tensão. Em grande stresse estão os administradores da Ventinvest que, por falta de autorização do Ministério do Ambiente, tem parado, há quase dois anos, um investimento global de 600 milhões de euros - que o Ministério da Economia considera prioritário.
(Notícia publicada no jornal Expresso de 28 de Agosto de 2010)
Ao cair neste ridículo, os ecologistas descredibilizam os argumentos em defesa do ambiente. esta notícia, os portugueses sérios não podem deixar de pensar que tudo isto não passa de brincadeira de crianças mal comportadas e sem nada para fazer. Não é assim, pela falta de razoabilidade, que se defende o ambiente. Devemos preservá-lo equacionando os interesses dos seres humanos, do meio ambiente e percebendo que esta forma de produção de energia é a que tem menos impacto ambiental. Será que serão preferíveis barragens, centrais de carvão, centrais de fuel, energia nuclear? Meus amigos, os verdadeiros atentados ao ambiente não são estes! Procurem-nos e não faltarão preocupações verdadeiras.
E já agora umas quantas perguntas, caros ecologistas. Vocês utilizam veículos poluentes a gasolina ou mulas para se deslocarem? Lá em casa utilizam velas de cera ou electricidade para iluminarem a caverna? E computadores, têm ou comunicam por estafeta e papiros(estes modernos aparelhos além de poluirem também usam electricidade para funcionar! Sabiam?)? E frigoríficos, têm ou guardam a carne e o peixe na salgadeira? Será que preferem cerveja quente à fresca?
Pois é, ELECTRICIDADE, tudo hoje precisa de energia para se mover. Como obtê-la?
Eu sei que precisam de se colocar em bicos de pés mas não é assim que EXISTEM. Desta forma dão azo ao chiste, à pilhéria com que é tratada loucura.
Mas o que é mais triste no meio disto tudo é ver um Governo hipotecar a autoridade, incapaz de descernir entre o sério e o jocoso. Um Ministério do Ambiente receoso da gritaria com que alguns gostam de se fazer ouvir.
Recordo-me que, aquando da construção da Ponte Vasco da Gama, também se dizia que os flamingos e outras limícolas fugiriam com o estrondo do trânsito e elas por lá continuam, felizes e cada vez em maior número.
Coloquem as torres eólicas entre Armamar e Moimenta da Beira que os lobos e as suas crias por lá continuarão, indiferentes à tecnologia sem a qual os estúpidos seres humanos não sabem já viver.
(AOC)

O ESTADO PORTUGUÊS GASTA MILHÕES EM RENDAS DE CASA


O Estado português é o maior proprietário de imóveis do país mas o Governo gasta milhões de euros todos os anos em arrendamentos para instalar os seus serviços. E boa parte desse valor é para pagar rendas de imóveis que pertenciam ao Estado, foram vendidos nos últimos anos e depois alugadoss, para lá continuarem os mesmos serviços públicos. A empresa Estamo, detida pela Parpública, é agora um dos principais senhorios do Estado. Desta forma, sem os imóveis saírem da esfera pública, o Estado teve uma receita que ajuda a compor o défice e vai pagando, anualmente, rendas escandalosas pela utilização dos espaços. Ou seja, é o Estado a vender ao Estado, para depois o Estado arrendar ao Estado. A razão deste procedimento prende-se com questões de engenharia financeira de um Estado devorador e descontrolado financeiramente e assim esconder a verdadeira dimensão do défice.
Não é por acaso que o Tribunal de Contas está a investigar os negócios de património.
(Excerto de um texto publicado no jornal Expresso de 28 de Agosto de 2010)

BOAS NOTÍCIAS


A venda de lâmpadas incandescentes de 75watts vai ser banida a partir de 1 de Setembro nos países da UE, podendo os retalhistas escoar apenas os stocks existentes. Desde há um ano que estão proibidas as lâmpadas incandescentes de maior potência. O objectivo final de Bruxelas é que as lâmpadas não económicas sejam gradualmente retiradas do mercado até Setembro de 2012.

LISBOA CONTRA EXECUÇÕES NO IRÃO


Lisboa está no grupo de cem cidades a nível mundial que protestam contra violação dos Direitos Humanos no Irão. No passado sábado, pelas 18 horas, no Largo Camões, os lisboetas manifestaram-se contra a condenação à morte, através de apedrejamento, da iraniana Sakineh Mohammadi Ashtiani, de 43 anos. Começou por ser acusada de adultério e, na sequência das pressões internacionais, as autoridades iranianas acrescentaram o crime de cumplicidade na morte do marido. Assine a petição do Comité Internacional contra as Execuções http://notonemoreexecution.org/100-cities-against-stoning

ORQUESTRA JAPONESA

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Chick Corea~Concierto de Aranjuez-Spain 1/3

MAXIMBOMBO

E esta?!
Data1913...

PARA QUEM PENSAVA QUE MAXIMBOMBO ERA PALAVRA AFRICANA...




A VERDADE É QUE A PALAVRA MAXIMBOMBO CAÍU EM DESUSO EM PORTUGAL MAS MANTEVE-SE EM ANGOLA E MOÇAMBIQUE.

O FENÓMENO NÃO SE FICA POR AQUI. OS MINEIROS MOÇAMBICANOS A TRABALHAR NAS MINAS DE OURO DA ÁFRICA DO SUL LEVARAM-NA PARA AQUELE PAÍS.

MAXIMBOMBO NÃO PASSA DE UMA CORRUPTELA DA PALAVRA INGLESA "MACHINE-PUMP".

AS VOLTAS QUE A LÍNGUA DÁ!

COMO COMBATER O ALZHEIMER


Vá clicando nos círculos mais claros, eles ficarão mais escuros.
O objectivo é cercar o gato; Não deixá-lo sair das bolinhas.
Para começar, clique no desenho abaixo.
Boa sorte mas muita percepção!
Uma boa maneira de fazer o cérebro funcionar E PREVENIR ALZHEIMER ...

http://www.gamedesign.jp/flash/chatnoir/chatnoir.swf

SYNAPSIS


Numa parceria com o Museu de Arqueologia e Etnografia de Setúbal
Synapsis estreia-se no dia 24 de Setembro, às 21h30, no Museu de Arqueologia de Setúbal
Música, Poesia e Pintura ao Vivo, com a música dos e-Vox, a pintura de Nuno David e a declamação de Carlos Medeiros e João Completo

Consulte o blog do synapsis:
http://synapsis-synapsis.blogspot.com/

QUEM SOMOS?
Fruto de uma vontade firme de construir um espaço de cultura e cidadania, um grupo de pessoas tem vindo a preparar o terreno para a apresentação de um movimento cívico em Setúbal. O projecto chama-se Synapsis. Trata-se da reunião de pessoas de vários talentos e vontades, que, de outra forma, andariam disseminados em actividades dispersas. O Synapsis assume-se como um movimento informal de gente livre e de espírito aberto, não alinhadas com correntes de opinião nem com organizações de carácter ideológico, religioso, político ou partidário. O Synapsis encontra na expressão de vontades e talentos dos seus membros, um meio de intervir na esfera pública, contribuindo, dessa forma, para o crescimento de uma sociedade que deseja norteada pela justiça, pela reflexão crítica, pelo pensamento e pela acção construtiva. O seu objecto fundamental é o livre acesso à expressão de ideias e ao desenvolvimento de uma reflexão crítica através das diversas formas de expressão artística. Fortalecendo os laços entre si e para com a sociedade, na expectativa de conjugar a intervenção cívica e o discurso fluido de propostas estéticas, plásticas, musicais e poéticas, em partilha atenta à comunidade.

O Synapsis é constituído pelos seguintes membros:

Alex Gandum, fotógrafo

Alexandre Murtinheira, músico, artista plástico

Ana Mafalda Pinto, fotógrafa

António Manuel Santos, poeta, fotógrafo

António Marrachinho Soares, poeta, fotógrafo

Carlos Medeiros, Actor, declamador, fotógrafo

Diná Lopes Peres, cantora

Eduardo Carqueijeiro, artista plástico

João Completo, declamador, fotógrafo

Luís Nunes, fotógrafo

Natália Jusckievicz, violinista

Nuno David, artista plástico

Salvador Peres, músico, escritor

Com base na parceria estabelecida com o Museu de Arqueologia e Etnografia de Setúbal, o Synapsis vai passar a ter uma actividade regular naquele espaço, de acordo com o programa que será anunciado oportunamente.

Em breve, voltarei ao vosso contacto com mais informação.

Abraços

Salvador Peres

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

HUMOR EM TEMPO DE CRISE


Morrendo
O advogado, no leito da morte, pede uma Bíblia e começa a lê-la avidamente. Todos se surpreendem com a conversão daquele homem ateu, e uma pessoa pergunta o motivo.O advogado doente responde: - Estou procurando alguma brecha na lei.

- Bebida
Dois advogados saem do escritório cansados... Com a gravata semi-aberta, o cigarro no canto da boca depois de um dia estafante de trabalho, um vira para o outro e pergunta: - Vamos tomar alguma coisa? O outro arregala os olhos empolgado e responde: - Vamos!!! De quem????

- Perguntas
O sujeito chega para um amigo, advogado e diz: - Quanto você cobra para me responder duas perguntas? - Quinhentos reais! Qual é a segunda?

- Pai e filho
Dois advogados, pai e filho, conversam: - Papai! Estou desesperado. Não sei o que fazer. Perdi aquela causa! - Meu filho, não se preocupe. Advogado não perde causa. Quem perde é o cliente!

- Juntos
Dois advogados, sócios em um escritório, saem juntos e vão almoçar. Já no meio da refeição um vira para o outro e reclama: - Puxa vida, esquecemos de trancar o escritório! E o outro responde: - Não se preocupe, estamos os dois aqui.

- Absolvido
Num julgamento o Juiz pergunta ao réu: - Como o senhor matou sua esposa? - A chifradas, meritíssimo! - Absolvido! Legítima defesa.

- Na faculdade
Aluno de Direito ao fazer prova oral: - O que é uma fraude? - É o que o senhor, Professor, está fazendo, responde o aluno. O professor fica indignado: - Ora essa, explique-se.. Então diz o aluno: - Segundo o Código Penal, 'comete fraude todo aquele que se aproveita da ignorância do outro para o prejudicar'.

- No ar
O avião estava com problemas nos motores e o piloto pediu às comissárias de bordo para prepararem os passageiros para uma aterrissagem forçada. Depois, ele chama uma atendente para saber se tudo está bem na cabine e ela responde: - Todos estão preparados, com cinto de segurança e na posição adequada, menos um advogado, que está entregando o seu cartão aos passageiros!

- Pessoas diferentes
Certo dia estavam dois homens caminhando por um cemitério quando se depararam com uma sepultura recente.. Na lápide lia-se: 'Aqui jaz um homem honesto e advogado competente'. Ao terminar a leitura um virou-se para o outro e disse: - Desde quando estão enterrando duas pessoas na mesma cova?

- Diferenças
Sabe qual a diferença entre Juizes de primeira Instância e os de Segunda? Os primeiros pensam que são Deus.... Os outros já têm certeza!!!

- Atropelamento
Dois trabalhadores estavam caminhando pelo acostamento da Via Dutra, voltando de uma Indústria onde haviam trabalhado duro o dia inteiro, quando um Advogado, que vinha a toda velocidade no seu carro importado, atropela os dois. Um deles atravessou o pára-brisa e caiu dentro do carro do Advogado, enquanto o outro voou bem longe, a uns dez metros do local do atropelamento. Três meses depois, eles saíram do Hospital e, para surpresa geral, foram direto para a cadeia.....Um, por 'invasão de domicílio' e o outro por 'se evadir do local do acidente.

Mariza- Oh gente da minha terra

CHINA-XANGAI-PORTUGAL


Filme que está a ser exibido no pavilhão de Portugal, em Xangai

Para que saibamos melhor como somos apresentados ao Mundo e, mais
exactamente, aos chineses...

LINK DO FILME QUE ESTá A PASSAR NO PAVILHãO DE PORTUGAL, EM
XANGAI:

http://vimeo.com/11651143

ILHA DE LIXO


SABE QUE HÁ UMA ILHA DE LIXO EM PLENO OCEANO ATLÂNTICO? NÃO SABIA?
POIS É VERDADE.
NÃO CUSPIMOS PARA O CHÃO, TOMAMOS BANHO DIÁRIO COM SABÕES QUE DECAPAM A MAIS INSIGNIFICANTE GORDURA, PERFUMAMOS AS AXILAS COM DESODORIZANTES SOFISTICADOS, O CORPO COM ESSÊNCIAS RARAS E CREMES MILAGROSOS; LIMPAMOS A CASAS COM DETERGENTES QUE DEIXAM AS SUPERFÍCIES TÃO DESINFECTADAS QUE QUASE PODEMOS COMER NO CHÃO. E PARA QUÊ?
O HOMEM VIVE DE ILUSÕES, GOSTA DE SE ENGANAR A SI PRÓPRIO. LIMPAMOS O LIXO PARA DEBAIXO DO TAPETE.
DE ACORDO COM A REVISTA SCINCE EXISTE, EM PLENO ATLÂNTICO NORTE, FRUTO DAS CORRENTES MARÍTIMAS, UMA ILHA DE LIXO, DE DESPERDÍCIOS HUMANOS, COM 1000 QUILÓMETROS QUADRADOS DE ÁREA.
A VERDADE É QUE, BEM LÁ NO FUNDO, SOMOS O ANIMAL MAIS PORCO DO PLANETA TERRA!

ANGOLA-LUANDA-PEPETELA - O HORROR DO VAZIO


..Sei que pode parecer repetitivo, mas afligem-me as megalomanias se apossando de algumas cabeças que assumem responsabilidades em relação a Luanda.
Uns tantos acham que merecemos ter uma capital no estilo Singapura ou Hong Kong, com torres de quarenta andares (no mínimo) ao longo do mar.

Não é forçosamente para amealhar umas comissões, como imediatamente pensam
os nossos cérebros borrados de preconceitos, embora uns tantos aproveitem.
Nada de novo, afinal: o mundo está cheio de processos por causa do imobiliário e o cinema e a literatura até já esgotaram o tema. O que me preocupa é muita gente estar sinceramente convencida que isso é que é bonito e assim é que será viver bem. Têm horror ao vazio que nas suas cabeças significa uma praça, um jardim, um parque, um desperdício de espaço que ficaria melhor com uma torre no meio (antes dizia-se arranha-céus, mas reconheço o exagero americano ao inventar o termo, porque os céus não têm costas, são da natureza dos anjos, e ninguém imaginaria um edifício a arranhar as costas de um anjo).

Torre é melhor, lembra logo aquelas construções onde se enfiavam os prisioneiros para morrerem lentamente, como a célebre Torre de Londres, ou onde se aninhava o povo da Europa medieval para se defender de ataques.

Torre sim, pois os seus utentes/prisioneiros vivem no medo de sair à rua, de viver a cidade, enclausurados e protegidos da miséria que espalham à volta de si.
Queixamo-nos do trânsito na baixa da cidade (não só na baixa, sejamos justos) e nem sempre escapamos de lá cair, porque ali está concentrado mais de metade do capital financeiro e dos serviços do país. E querem fazer mais torres, para atrair mais gente e mais carros?

Que as torres vão ter parques de estacionamento, dizem os defensores das ideias futuristas. O problema é entrar ou sair dos parques, porque as ruas estão atulhadas de carros.

Claro que há uma solução do mesmo estilo: fazer as ruas da baixa com andares, género auto-estrada em fatias sobrepostas, ou até com viadutos por cima dos prédios, a arranharem as nuvens. Isso seria um arranhanço útil.

E já agora peço, façam um túnel por baixo da baía ou uma ponte a ligar o bairro Miramar à Ilha, assim chegamos à praia em cinco minutos, como era há vinte anos atrás. Como de todos os modos a ideia geral é dar cabo da baía e da Ilha, também tanto faz, mais ponte menos ponte…

Suponho também que já deve haver negociações para se tirar a Igreja da Nazaré do sítio onde está, a ocupar indevidamente um espaço nobre para mais uma torre.

Uma pequena concessão não fica mal, mantém-se a igreja na cave do edifício.

A História que se lixe, não foi a lição da destruição do palácio de D. Ana Joaquina? Então continuemos.

Neste afã de ocupar todos os espaços, proponho também acabar com o prédio dos correios, bem feio e sem valor arquitectónico por sinal, e já agora com a praceta à sua frente, outro desperdício de espaço. E aquele compacto e azul edifício que serve a polícia?

Um quarteirão inutilizado! A polícia pode ocupar um andar da nova torre. Com menos agentes, claro, para se fazer encolher o Estado, assim mandam os compêndios do liberalismo económico, nossa nova Bíblia.

Problema que estamos com ele é que todas essas novas construções vão ter sérias infiltrações de água salgada, pois ali antes era mar. E o mar gosta de recuperar o que lhe roubaram, ainda mais agora com a previsão da subida dos oceanos, como em todas as conferências se apregoa.

Vai ser lindo, com as fundações das torres a serem corroídas pelo salitre e os prédios a desabarem. Felizmente para eles, já não estarão cá os responsáveis nem os seus filhos. E os netos dos outros que se lixem.

Pepetela


CONVITE PARA EXPOSIÇÃO DE EDUARDO CARQUEIJEIRO


Caros amigos

Um convite especial para a minha "exposição de pintura" já na proxima 6ªfeira dia 3 de Setembro, a partir das 18,30h, no Museu de Arqueologia de Setubal.
Apareçam! (tenho todo o prazer).
Eduardo

DUELO DE MACHOS