sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

José Mário Branco - FMI (ao vivo/audio) parte 1

COREIA DO NORTE/COREIA DO SUL


(Segundo a ONU, 40% da crianças norte-coreanas passam fome)

O agravamento da tensão entre as duas Coreias é cíclico. A diferença é que, desta vez, o Norte atacou o Sul no seu próprio o solo provocando a morte de civis. Desde 1953 que tal não acontecia. Contudo, mais do que um ataque ao outro lado da fronteira, a provocação de Kim Jong-il foi uma demontração de força, mostrando claramente que, com a protecção da China, não teme a velha e hesitante potência do continente americano. Em causa está o programa nuclear de Pyongyang, que prossegue, agora em local secreto, apesar de todos os esforços diplomáticos e pressões militares de Washington para o parar.

O que pode acontecer então? Nada!

O direito de veto da China impedirá qualquer decisão do Conselho de Segurança das Nações Unidas contra a Coreia do Norte. Aliás, as sanções ao regime norte-coreano são ineficazes porque o grande aliado do norte as não aplica.

Há ainda uma outra razão para que nada aconteça. Nem a China nem os Estados Unidos estão interessados numa escalada de guerra na zona, onde os interesses económicos de ambas as potências se não compadecem com aventureirismos. Tudo não passa, por isso, de fogo de artifício.

Sem que os peões se apercebam, tal como portugueses e espanhóis fizeram em Tordesilhas, dividindo o mundo entre as potências de então, chineses e americanos marcam, hoje e ali, como dois machos em pleno cio, o território em que lutarão pelo seu quinhão na próxima década. Quem sairá vencedor? Estamos todos a adivinhar quem será. Os machos velhos, exaustos, acabam por dar a vez aos jovens cheios de imaginação e capacidade de luta. A regeneração das sociedades exige isso. Contudo, por enquanto, ambos acreditam que a fêmea será sua.
Cronologia

1945 - Fim da II Guerra Mundial. URSS ocupa o Norte, EUA o Sul.
1950 - Guerra da Coreia. Dois milhões de mortos até 1953.
1992 - Norte aceita inspecções da Agência Internacional de Energia Atómica.
1994 - Morre Kim Il-sung. O filho congela o programa nuclear em troca de ajuda humanitária.
2000 - As duas Coreias reatam relações diplomáticas.
2002 - Batalha Naval no Mar Amarelo.
2003 - Pyongyang sai do Tratado de Não Proliferação.
2005 - Norte afirma ter armas nucleares para autodefesa.
2007 - AEIA verifica o fecho do recinto nuclear de Yongbyon.
2008 - Expulsão de sul-coreanos das zonas comuns, teste de mísseis e ameaça de reactivação de Yongbyon. Kim Jong-il tem AVC.
2009 - Norte anula acordos com o Sul, incluindo o armistício de 1953. Lança míssil, testa bomba e sai das conversações a seis (Coreias, China, Rússia, EUA, Japão).
2010 - Norte afunda, em Março, navio do Sul. Filho mais novo do líder é nomeado sucessor. Novo complexo nuclear secreto. Em novembro, luta fronteiriça.

AOC

O PODER TORNA LOUCO O CIDADÃO AMBICIOSO ...E NINGUÉM PARERCE REPARAR




JOSÉ MIGUEL JÚDICE ACUSA, NUM LIVRO QUE PUBLICOU O MÊS PASSADO, CAVACO SILVA DE SER O RESPONSÁVEL POR UM "ESTADO FRACO", "GIGANTESCO", UM POLÍTICO "SEM PENSAMENTO ESTRATÉGICO", QUE SE "CONCILIOU" COM A "ANARQUIA" E SE SUBORDINOU "A GRUPOS PODEROSOS QUE(...) CERTAS FORTUNAS BEM EXEMPLIFICAM.

COMO OS PORTUGUESES ANDAM DISTRAÍDOS, ENLOUQUECERAM COM A CRISE, ESTUPIDIFICARAM COM A FOME, NÃO ACHARAM ESTRANHO QUE ESTE DOUTO E ELEQUENTE ADVOGADO FAÇA PARTE, AGORA, DA COMISSÃO DE HONRA DE CAVACO SILVA PARA AS PRESIDENCIAIS DO PRÓXIMO ANO.

MAS COMPREENDO JOSÉ MIGUEL JÚDICE. COM UM PRESIDENTE TÃO ESTRANHO, TÃO POUCO EFICIENTE, FRACO, SUBMISSO, ANÁRQUICO, INCAPAZ DE UM PENSAMENTO ESTRATÉGICO, UM POLÍTICO DE ÁGUAS TURVAS, TORNA-SE MAIS FÁCIL NAVEGAR, ATINGIR O QUE AMBICIONA SEM LEVANTAR ONDAS...

OU ISTO, OU JÚDICE É UMA TOUPEIRA DO PS COM A PRETENSÃO DE SABOTAR A CAMPANHA DE CAVACO ...

ESTOU CONFUSO!
AOC

NÃO SEJA TÓTÓ !!!


A Solidariedade DOS TÓTOS

-Porque é que os madeirenses receberam 2 milhões de Euros da solidariedade nacional, quando o que foi doado era de 2 milhões e 880 mil?

Querem saber para onde foi esta “pequena” parcela? É só fazer as contas ….

POIS É....

EM PORTUGAL ATÉ A SOLIDARIEDADE DOS PORTUGUESES SERVE PARA FAZER NEGOCIATAS...

A campanha a favor das vítimas do temporal na Madeira através de chamadas telefónicas é um insulto à boa-fé da gente generosa e um assalto à mão-armada.
Pelas televisões a promoção reza assim: Preço da chamada 0,60 + IVA.
São 0,72 no total.
O que por má-fé não se diz é que o donativo que deverá chegar (?) ao beneficiário madeirense é de apenas 0,50.
Assim oferecemos 0,50 a quem carece, mas cobram-nos 0,72, mais 0,22 ou seja 30 %.
Quem fica com esta diferença?
1º - a PT com 0,10 (17 %) isto é a diferença dos 50 para os 60.
2º - o Estado 0,12 (20 %) referente ao IVA sobre 0,60.
Numa campanha de solidariedade, a aplicação de uma margem de lucro pela PT e da incidência do IVA pelo Estado são o retrato da baixa moral a que tudo isto chegou.
A RTP anunciou com imensa satisfação que o montante doado já atingiu os 2.000.000 de euros.
Esqueceu-se de dizer que os generosos pagaram mais 44 % ou seja mais 880.000 euros divididos
entre a PT (400.000 para a ajuda dos salários dos administradores) e o Estado (480.000 para ajuda ao reequilíbrio das contas públicas e aos trafulhas que por lá andam).
A PT cobra comissão de quase 20 % num acto de solidariedade!!!
O Estado ladrão faz incidir IVA sobre um produto da mais pura generosidade!!!
ISTO É UMA TOTAL FALTA DE VERGONHA!!!
ISTO É UM ASQUEROSO ESBULHO À BOLSA E AO ESPÍRITO DE SOLIDARIEDADE
DO POVO PORTUGUÊS!!!

NÃO COLABORE NESTAS CAMPANHAS, CASO NÃO SEJA ESCLARECIDO CABALMENTE QUE OS "DONATIVOS" ESTÃO ISENTOS DE IMPOSTOS E DE TAXAS OU COMISSÕES, BEM COMO NÃO CONTRIBUEM (SEM RETORNO SOLIDÁRIO) PARA O AUMENTO DOS NEGÓCIOS DOS GANANCIOSOS GESTORES...

NÃO SEJA TÓTÓ!!! E DENUNCIE!

BOAS FESTAS A TODOS OS MEUS AMIGOS E FAMILIARES

AS TODOS OS MEUS AMIGOS E FAMILIARES, DESEJO-VOS UM BOM NATAL E QUE O ANO QUE SE APROXIMA VOS SORRIA. VIVAM A VIDA!
Abraços e beijos,
António Castro

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

José Mário Branco - Do Que Um Homem É Capaz

BRADLEY MANNING E O WIKILEAKS


Considerado herói por uns, traidor por outros, Bradley Manning, jovem idealista de 23 anos, que contornou os sistemas de segurança mais sofisticados do mundo para denunciar os abusos do Exército norte-americano, arrisca-se a ser condenado a uma pena de prisão de 50 anos. Será justo? Penso que não!


Afinal, Bradley apenas quiz mostrar a hipocrisia das democracias que, em nome dos seus interesses económicos, escondidas na demagogia da propaganda, cometem tantos crimes quanto as ditaduras cometem às claras.


Em janeiro de 2010, Bradley foi colocado numa base militar americana a 60 quilómetros de Bagdade, onde as suas competências informáticas lhe atribuíram o cargo de analista de informação militar. Em breve, aquilo que vê e lê deixam-nos perturbado, apesar de ter sido condecorado três vezes. Não conseguindo calar a revolta troca correspondência com Adrian Lamo, que o viria a denunciar às autoridades. Anseia por acabar o contrato de quatro anos com o exército para retomar os estudos longe da guerra.


Contudo, quando toma conhecimento do vídeo em que se vê um helicóptero Apache a lançar um míssil Hellfire sobre civis e dois jornalistas da agência Reuters, nos arredores de Bagdade, em abril de 2007, sente-se culpado por fazer parte daquela máquina de guerra: "Sou apenas ingénuo, jovem e estúpido?", pergunta num e-mail enviado a Lamo em maio de 2010. Perante tanta torpeza decide colocar o vídeo no Wikileaks, um sítio que permite colocar anonimamente e em segurança, informações que denunciem o comportamento não ético dos governos. Mas é quando descobre que a prisão de 15 iraquianos, acusados de terrorismo, apenas serve para encobrir a denúncia feita no relatório "Para onde vai o dinheiro?"da corrupção que grassa no Governo do primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki, que percebe que estava definitivamente contra o sistema. Não pára mais.


Recusa-se contudo a vender as informações que sonega. "Elas pertencem ao público. Foi por isso que fiz isto. Sou tão doido como isso. Não sou um porco espião que recolhe informações...", confidencia a Lamo.


Idealista honesto, pretende, com o seu acto de coragem, suscitar um debate mundial e reformas: "Se nada se passar, isso quer dizer que o homem é maldito enquanto espécie...Mas quero continuar a acreditar na sociedade...Quero que as pessoas vejam a verdade."


Poderá Bradley ser considerado traidor? Não! Considero-o, pelo contrário, digno de admiração e exemplo a seguir.


É pois necessário um movimento a nível mundial,de recolha de assinaturas, tal como se fez para impedir o apedrejamento de Sakineh pelas autoridades do Irão, que defenda este cidadão da pena de prisão. A sociedade civil, todos aqueles que acreditam numa democracia sem máscaras, sem demagogia, tem uma palavra a dizer neste caso.
AOC

ANGOLA E O ABSURDO



HABITAÇÃO DA GRANDE MAIORIA DA POPULAÇÃO ANGOLANA NOS MUCEQUES DE LUANDA. SEM PROBLEMAS DE CONSCIÊNCIA, O PRESIDENTE DE ANGOLA, QUE JUROU LIBERTAR O SEU POVO DA MISÉRIA COLONIALISTA, VIVE RODEADO DE UM FAUSTO ABSURDO.



AVIÃO PARTICULAR DO PRESIDENTE DE ANGOLA, JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS. PARA ONDE VAI A RIQUEZA DESTE PAÍS?

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

PENSAMENTO DO DIA


Quem trabalha muito , erra muito.

Quem trabalha pouco, erra pouco.

Quem não trabalha não erra.

E quem não erra …..é promovido.

O ZIMBABWE DE ROBERT MUGABE


ASSIM VIVE O POVO DO ZIMBABWE






ASSIM VIVE O SEU LIBERTADOR, ROBERT MUGABE.

Menina dos meus Olhos - José Mario Branco

Vão indo que eu não vou por ai.

HUMOR EM TEMPO DE CRISE


CURTO E ACTUAL...

A avó diz à neta:

- Eu, com a tua idade já trabalhava.

A neta responde:

- Eu, com a tua idade vou estar a trabalhar...

O CAÇADOR E O URSO


Um caçador encontra um urso e uma voz diz-lhe que dispare. O caçador agarra num corrector, apaga a palavra do título do vídeo e diz-nos para escrever um verbo nesse espaço. Experimentem que é divertidíssimo. COMO É QUE ELES FAZEM??????


http://www.youtube.com/user/tippexperience?v=4ba1BqJ4S2M&feature=pyv&ad=5903516622&kw=fisica%20o%20quimica

Uxía - A Lavandeira

CASSETE MENDONÇA


http://www.youtube.com/watch?v=5FtNMK6o1aw&feature=player_embedded

Quem copiou?

O ridículo a que se chegou!!!!... e, afinal, parece que apenas leram, pela 1ª e única vez, um texto feito por terceiros e que desconheciam em absoluto.

Resulta, porque já ninguém lhes liga nenhuma....

ACIDENTES EM AUTO-ESTRADAS


Artº nº 12, números 1 e 2 da Lei 24/2007: Acidentes em auto-estradas


CONHEÇAM BEM ESTA MATÉRIA
Lei 24/2007: Acidentes em auto-estradas

IMPORTANTE:
NÃO SABER ESTE PROCEDIMENTO PODERÁ CUSTAR-LHE CENTENAS OU MILHARES DE EUROS.

Lei 24/2007: Acidentes em auto-estrada

Como sabem, para quem anda nas Auto-estradas, às vezes aparecem objectos estranhos nas mesmas, como peças largadas por outros veículos, objectos de cargas que se soltam e até animais... coisas que não deveriam acontecer porque as concessionárias são responsáveis pela manutenção. Estas situações provocam acidentes e danos nos nossos veículos, contudo se isto vos acontecer (espero que não) exijam a presença da brigada de trânsito.
Os meninos das auto-estradas vão dizer que não é preciso porque eles tratam de tudo... no entanto e conforme a *Lei 24/2007 , a qual define os direito dos utentes nas vias rodoviárias classificadas como Auto-Estradas Concessionadas *...(tendo em atenção o Art º 12º nº 1 e 2), vocês só podem reclamar o pagamento dos danos à concessionária se houver participação das autoridades!
É uma técnica que as concessionárias estão a utilizar para se livrarem de pagar os danos causados nos veículos.
Por isso, se tiverem algum percalço por culpa da concessionária, *EXIJAM A PRESENÇA DA AUTORIDADE*, não se deixem ir na conversa dos senhores da assistência os quais foram instruídos para dizer *'agora somos nós que tratamos disso e não é preciso a autoridade'*.
* Não é verdade! Se não chamarem as autoridades não serão obrigados a pagar os danos e este é o objectivo deles! *
* Façam circular este mail. Já nos chega pagar valores absurdos pelas portagens quanto mais sermos enganados desta maneira! *

Boas viagens

Dr. Álvaro Caneira (Advogado)

FELIZ NATAL?


NATAL 2010
Meus caros, digo-vos isto com tristeza.

Este ano não há presépio: a vaca está louca e não se segura nas patas; os Reis magos não podem vir porque os camelos estão no governo; a nossa senhora e o são José foram meter os papeis para o rendimento mínimo; a asae fechou o estábulo por falta de condições e o tribunal de menores ordenou a entrega do menino ao pai biológico... E antes que me tirem as mensagens à borla aproveito para desejar um Bom Natal e um Feliz Ano Novo

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

CARTAZ DA CAMPANHA PRESIDENCIAL DE FERNANDO NOBRE


PLEBEU, VOTA NOBRE PARA BARALHAR TUDO E TODOS

CARTAZ DA CAMPANHA PRESIDENCIAL DE MANUEL ALEGRE


VOTA ALEGRE PARA UM PORTUGAL DE ESQUERDA

CARTAZ DA CAMPANHA PRESIDENCIAL DE CAVACO SILVA


VOTA CAVACO PARA UM FUTURO MAIS RISONHO PARA PORTUGAL

MARINHO PINTO


COMO CIDADÃO FICO FELIZ!


FELIZ COM A REELEIÇÃO DE MARINHO PINTO PARA BASTONÁRIO DOS ADVOGADOS PORTUGUESES.


FOI UMA BOFETADA NAQUELES QUE O INSULTARAM, PORQUE NUNCA ANTES ALGUÉM CONSEGUIU, COMO ELE, INCOMODAR A PAZ PODRE DA JUSTIÇA E DA ADVOCACIA DOS INTERESSES E SER, NESTA SOCIEDADE GRAVEMENTE DOENTE, UMA VOZ LIVRE. DESALINHADA, SEM MEDO.

VOTO EM BRANCO


Sabiam que o voto em BRANCO é o mais eficiente ?




VAMOS DAR UMA LICAO AOS NOSSOS POLÍTICOS E
VOTEMOS EM BRANCO.

OBSCENIDADES E PEDES-ME PARA TER CALMA?


TAMBÉM EU DIGO : INTOLERÁVEL!!!
Dizes, Não sejas pessimista! Não votaste? Então...


Folha salarial (da responsabilidade da Câmara Municipal) dos administradores e de outros figurões, da Fundação Cidade de Guimarães, criada para a Capital da Cultura 2012:


- Cristina Azevedo - Presidente do Conselho de Administração

14.300 € (2 860 contos) mensais + Carro + Telemóvel + 500 € por reunião

- Carla Morais - Administradora Executiva

12.500 € (2 500 contos) mensais + Carro + Telemóvel + 300 € por reunião

- João B. Serra - Administrador Executivo

12.500 € mensais + Carro + Telemóvel + 300 € por reunião

- Manuel Alves Monteiro - Vogal Executivo

2.000 € mensais + 300 € por reunião


Todos os 15 componentes do Conselho Geral, de entre os quais se destacam Jorge Sampaio, Diogo Freitas do Amaral, Adriano Moreira e Eduardo Lourenço, recebem 300 € por reunião, à excepção do Presidente (Jorge Sampaio) que recebe 500 €.

Em resumo: 1,3 milhões de Euros por ano, em salários. Como a Fundação vai manter-se em funções até finais de 2015, as despesas com pessoal deverão ser de quase 8 milhões de Euros !!!

Reparem bem: Administradores ganhando mais do que o PR e o PM !

Esta obscenidade acontece numa região, como a do Vale do Ave, onde o desemprego ronda os 15 % !!!

HUMOR EM TEMPO DE CRISE


Um alemão, um francês, um inglês e um português apreciam o quadro de Adão e Eva no Paraíso.

O alemão comenta:
- Olhem que perfeição de corpos:
Ela, espigada;
Ele, com este corpo atlético, os músculos perfilados.
Devem ser alemães.

Imediatamente, o francês contesta :
- Não acredito. É evidente o erotismo que se desprende das figuras:
Ela, tão feminina,
Ele, tão masculino,
Sabem que em breve chegará a tentação.
Devem ser franceses.

Movendo negativamente a cabeça o inglês comenta :
- Que nada! Notem a serenidade dos seus rostos, a delicadeza da pose, a sobriedade do gesto.
Só podem ser ingleses.

Depois de alguns segundos mais, de contemplação silenciosa,
o português declara :
- Não concordo. Olhem bem:
não têm roupa,
não têm sapatos,
não têm casa,
tão na merda,
Só têm uma única maçã para comer.
Mas não protestam ,
só pensam em sexo, e pior,
acreditam que estão no Paraíso .
Só podem ser portugueses

HUMOR EM TEMPO DE CRISE


O relógio nocturno, no Porto


José mostra orgulhosamente o seu novo apartamento a um amigo após um jantar bem regado.
Quando chegam à sala, o amigo repara numa tampa de panela, enorme, dependurada numa parede e pergunta:
- O que é aquilo?
José responde:
- É o meu relógio!
- E como funciona? - pergunta o amigo.
José pega num martelo e arregaça uma pancada enorme no gongo. De repente, ouve-se do outro lado da parede:
- Pró car*lho, grandessíssimo filho da p*ta. SÃO DUAS HORAS DA MANHÃ!
- Num falha, carago!

BOAS FESTAS


Uxia - Cantos na maré

A REVOLUÇÃO JÁ COMEÇOU


Está a acontecer na nossa rua e à nossa volta, e ainda não percebemos que a Revolução, uma nova Era já começou!

As pessoas andam um bocado distraídas! Não deram conta que há cerca de 3 meses começou a Revolução! Não! Não me refiro a nenhuma figura de estilo, nem escrevo em sentido figurado! Falo mesmo da Revolução "a sério" e em curso, que estamos a viver, mas da qual andamos distraídos (desprevenidos) e não demos conta do que vai implicar. Mas falo, seguramente, duma Revolução!

De facto, há cerca de 3 ou 4 meses começaram a dar-se alterações profundas, e de nível global, em 10 dos principais factores que sustentam a sociedade actual. Num processo rápido e radical, que resultará em algo novo, diferente e porventura traumático, com resultados visíveis dentro de 6 a 12 meses... E que irá mudar as nossas sociedades e a nossa forma de vida nos próximos 15 ou 25 anos!

... tal como ocorreu noutros períodos da história recente: no status político-industrial saído da Europa do pós-guerra, nas alterações induzidas pelo Vietname/ Woodstock/ Maio de 68 (além e aquém Atlântico), ou na crise do petróleo de 73.

Estamos a viver uma transformação radical, tanto ou mais profunda do que qualquer uma destas! Está a acontecer na nossa rua e à nossa volta, e ainda não percebemos que a Revolução já começou!

Façamos um rápido balanço da mudança, e do que está a acontecer aos "10 factores":

1º- A Crise Financeira Mundial : desde há 8 meses que o Sistema Financeiro Mundial está à beira do colapso (leia-se "bancarrota") e só se tem aguentado porque os 4 grandes Bancos Centrais mundiais - a FED, o BCE, o Banco do Japão e o Tesouro Britânico - têm injectado (eufemismo que quer dizer: "emprestado virtualmente à taxa zero") montantes astronómicos e inimagináveis no Sistema Bancário Mundial, sem o qual este já teria ruído como um castelo de cartas. Ainda ninguém sabe o que virá, ou como irá acabar esta história !...

2º- A Crise do Petróleo : Desde há 6 meses que o petróleo entrou na espiral de preços. Não há a mínima ideia/teoria de como irá terminar. Duas coisas são porém claras: primeiro, o petróleo jamais voltará aos níveis de 2007 (ou seja, a alta de preço é adquirida e definitiva, devido à visão estratégica da China e da Índia que o compram e amealham!) e começarão rapidamente a fazer sentir-se os efeitos dos custos de energia, de transportes, de serviços. Por exemplo, quem utiliza frequentemente o avião, assistiu há 2 semanas a uma subida no preço dos bilhetes de... 50% (leu bem: cinquenta por cento). É escusado referir as enormes implicações sociais deste factor: basta lembrar que por exemplo toda a indústria de férias e turismo de massas para as classes médias (que, por exemplo, em Portugal ou Espanha representa 15% do PIB) irá virtualmente desaparecer em 12 meses! Acabaram as viagens de avião baratas (...e as férias massivas!), a inflação controlada, etc...

3º- A Contracção da Mobilidade : fortemente afectados pelos preços do petróleo, os transportes de mercadorias irão sofrer contracção profunda e as trocas físicas comerciais (que sempre implicam transporte) irão sofrer fortíssima retracção, com as óbvias consequências nas indústrias a montante e na interpenetração económica mundial.

4º- A Imigração : a Europa absorveu nos últimos 4 anos cerca de 40 milhões de imigrantes, que buscam melhores condições de vida e formação, num movimento incessante e anacrónico (os imigrantes são precisos para fazer os trabalhos não rentáveis, mas mudam radicalmente a composição social de países-chave como a Alemanha, a Espanha, a Inglaterra ou a Itália). Este movimento irá previsivelmente manter-se nos próximos 5 ou 6 anos! A Europa terá em breve mais de 85 milhões de imigrantes que lutarão pelo poder e melhor estatuto sócio-económico (até agora, vivemos nós em ascensão e com direitos à custa das matérias-primas e da pobreza deles)!

5º- A Destruição da Classe Média : quem tem oportunidade de circular um pouco pela Europa apercebe-se que o movimento de destruição das classes médias (que julgávamos estar apenas a acontecer em Portugal e à custa deste governo) está de facto a "varrer" o Velho Continente! Em Espanha, na Holanda, na Inglaterra ou mesmo em França os problemas das classes médias são comuns e (descontados alguns matizes e diferente gradação) as pessoas estão endividadas, a perder rendimentos, a perder força social e capacidade de intervenção.

6º- A Europa Morreu : embora ainda estejam projectar o cerimonial do enterro, todos os Euro-Políticos perceberam que a Europa moribunda já não tem projecto, já não tem razão de ser, que já não tem liderança e que já não consegue definir quaisquer objectivos num "caldo" de 27 países com poucos ou nenhuns traços comuns!... Já nenhum Cidadão Europeu acredita na "Europa", nem dela espera coisa importante para a sua vida ou o seu futuro! O "Requiem" pela Europa e dos "seus valores" foi chão que deu uvas: deu-se há dias na Irlanda!

7º- A China ao assalto! Contou-me um profissional do sector: a construção naval ao nível mundial comunicou aos interessados a incapacidade em satisfazer entregas de barcos nos próximos 2 anos, porque TODOS os estaleiros navais do Mundo têm TODA a sua capacidade de construção ocupada por encomendas de navios... da China. O gigante asiático vai agora "atacar" o coração da Indústria europeia e americana (até aqui foi just a joke...). Foram apresentados há dias no mais importante Salão Automóvel mundial os novos carros chineses. Desenhados por notáveis gabinetes europeus e americanos, Giuggiaro e Pininfarina incluídos, os novos carros chineses são soberbos, réplicas perfeitas de BMWs e de Mercedes (eu já os vi!) e vão chegar à Europa entre os 8.000 e os 19.000 euros! E quando falamos de Indústria Automóvel ou Aeroespacial europeia...helás! Estamos a falar de centenas de milhar de postos de trabalhos e do maior motor económico, financeiro e tecnológico da nossa sociedade. À beira desta ameaça, a crise do têxtil foi uma brincadeira de crianças! (Os chineses estão estrategicamente em todos os cantos do mundo a escoar todo o tipo de produtos da China, que está a qualificá-los cada vez mais).

8º- A Crise do Edifício Social : As sociedades ocidentais terminaram com o paradigma da sociedade baseada na célula familiar! As pessoas já não se casam, as famílias tradicionais desfazem-se a um ritmo alucinante, as novas gerações não querem laços de projecto comum, os jovens não querem compromissos, dificultando a criação de um espírito de estratégias e actuação comum...

9º- O Ressurgir da Rússia/Índia : para os menos atentos: a Rússia e a Índia estão a evoluir tecnológica, social e economicamente a uma velocidade estonteante! Com fortes lideranças e ambições estratégicas, em 5 anos ultrapassarão a Alemanha!

10º- A Revolução Tecnológica : nos últimos meses o salto dado pela revolução tecnológica (incluindo a biotecnologia, a energia, as comunicações, a nano tecnologia e a integração tecnológica) suplantou tudo o previsto e processou-se a um ritmo 9 vezes superior à média dos últimos 5 anos!

Eis pois, a Revolução!

Tal como numa conta de multiplicar, estes dez factores estão ligados por um sinal de "vezes" e, no fim, têm um sinal de "igual". Mas o resultado é ainda desconhecido e... imprevisível. Uma coisa é certa: as nossas vidas vão mudar radicalmente nos próximos 12 meses e as mudanças marcar-nos-ão (permanecerão) nos próximos 10 ou 20 anos, forçando-nos a ter carreiras profissionais instáveis, com muito menos promoções e apoios financeiros, a ter estilos de vida mais modestos, recreativos e ecológicos.

Espera-nos o Novo! Como em todas as Revoluções!

Um conselho final: é importante estar aberto e dentro do Novo, visionando e desfrutando das suas potencialidades! Da Revolução! Ir em frente! Sem medo!

Afinal, depois de cada Revolução, o Mundo sempre mudou para melhor!...

POEMA DE ANA PAULA LAVADO


" Um beijo sem nome" do livro "Vozes ao Vento"


Quando te disse
Que era da terra selvagem
Do vento azul
E das praias morenas...
Do arco-íris das mil cores
Do Sol com fruta madura
E das madrugadas serenas....

Das cubatas e musseques
Das palmeiras com dendém
Das picadas com poeira
Da mandioca e fuba também..

Das mangas e fruta pinha
Do vermelho do café
Dos maboques e tamarindos
Dos cocos, do ai u'ééé...

Das praças no chão estendidas
Com missangas de mil cores
Os panos do Congo e os kimonos
Os aromas, os odores...

Dos chinelos no chão quente
Do andar descontraído
Da cerveja ao fim da tarde
Com o Sol adormecido...

Dos merenges e do batuque
Dos muquixes e dos mupungos
Dos imbondeiros e das gajajas
Da macanha e dos maiungos.

Da cana doce e do mamão
Da papaia e do caju...

Tu sorriste e sussurraste
"Sou da mesma terra que tu!