sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

COREIA DO NORTE/COREIA DO SUL


(Segundo a ONU, 40% da crianças norte-coreanas passam fome)

O agravamento da tensão entre as duas Coreias é cíclico. A diferença é que, desta vez, o Norte atacou o Sul no seu próprio o solo provocando a morte de civis. Desde 1953 que tal não acontecia. Contudo, mais do que um ataque ao outro lado da fronteira, a provocação de Kim Jong-il foi uma demontração de força, mostrando claramente que, com a protecção da China, não teme a velha e hesitante potência do continente americano. Em causa está o programa nuclear de Pyongyang, que prossegue, agora em local secreto, apesar de todos os esforços diplomáticos e pressões militares de Washington para o parar.

O que pode acontecer então? Nada!

O direito de veto da China impedirá qualquer decisão do Conselho de Segurança das Nações Unidas contra a Coreia do Norte. Aliás, as sanções ao regime norte-coreano são ineficazes porque o grande aliado do norte as não aplica.

Há ainda uma outra razão para que nada aconteça. Nem a China nem os Estados Unidos estão interessados numa escalada de guerra na zona, onde os interesses económicos de ambas as potências se não compadecem com aventureirismos. Tudo não passa, por isso, de fogo de artifício.

Sem que os peões se apercebam, tal como portugueses e espanhóis fizeram em Tordesilhas, dividindo o mundo entre as potências de então, chineses e americanos marcam, hoje e ali, como dois machos em pleno cio, o território em que lutarão pelo seu quinhão na próxima década. Quem sairá vencedor? Estamos todos a adivinhar quem será. Os machos velhos, exaustos, acabam por dar a vez aos jovens cheios de imaginação e capacidade de luta. A regeneração das sociedades exige isso. Contudo, por enquanto, ambos acreditam que a fêmea será sua.
Cronologia

1945 - Fim da II Guerra Mundial. URSS ocupa o Norte, EUA o Sul.
1950 - Guerra da Coreia. Dois milhões de mortos até 1953.
1992 - Norte aceita inspecções da Agência Internacional de Energia Atómica.
1994 - Morre Kim Il-sung. O filho congela o programa nuclear em troca de ajuda humanitária.
2000 - As duas Coreias reatam relações diplomáticas.
2002 - Batalha Naval no Mar Amarelo.
2003 - Pyongyang sai do Tratado de Não Proliferação.
2005 - Norte afirma ter armas nucleares para autodefesa.
2007 - AEIA verifica o fecho do recinto nuclear de Yongbyon.
2008 - Expulsão de sul-coreanos das zonas comuns, teste de mísseis e ameaça de reactivação de Yongbyon. Kim Jong-il tem AVC.
2009 - Norte anula acordos com o Sul, incluindo o armistício de 1953. Lança míssil, testa bomba e sai das conversações a seis (Coreias, China, Rússia, EUA, Japão).
2010 - Norte afunda, em Março, navio do Sul. Filho mais novo do líder é nomeado sucessor. Novo complexo nuclear secreto. Em novembro, luta fronteiriça.

AOC

Sem comentários: