quarta-feira, 12 de agosto de 2009

PALAVRAS PARA QUÊ



(Passatempo para férias: preencha, no espaço em branco, o nome do partido pelo qual o político mencionado se candidatou)

1 - ANTÓNIO CERQUEIRA-Presidente da Câmara de Vila Verde, condenado, em 2001, a 5 anos de prisão por peculato, falsificação de documentos e abuso de poder. Eleito pelo.......

2 - ABÍLIO CURTO - Presidente da Câmara da Guarda, condenado, em 2002, a 3 anos e meio de prisão por crime de fraude na obtenção de subsídio (já tinha sido detido em 1995 por associação criminosa e corrupção).
Eleito pelo......

3 - ANTÓNIO LOBO - Presidente da Câmara da Ponta do Sol, condenado, em 2009, a 6 anos de prisão por corrupção (já tinha estado em prisão preventiva entre 2004 e 2006).
Eleito pelo......

4 - CÉSAR DA COSTA SANTOS - Presidente da Câmara de Castro Daire, condenado, em 1985, a 4 anos de prisão pelo crime de peculato.
Eleito pelo....

5 - LUÍS MONTERROSO - Presidente da Câmara da Nazaré,condenado, em 2007, a 1 ano de prisão efectiva por crime de participação em negócio.
Eleito pelo....

6 - LUÍS GABRIEL RODRIGUES - Presidente da Câmara de Santa Cruz, condenado, em 2003, a 5 anos e meio de prisão por crimes de burla qualificada, peculato e falsificação de documentos.
Eleito pelo....

7 - MÁRIO PEDRA - Presidente da Câmara de Valença, condenado, em 1992, a 2 anos e meio de prisão efectiva por crimes de corrupção passiva, denegação da justiça e falsificação de documentos.
Eleito pelo.....

8 - ANA CRISTINA RIBEIRO - A presidente da Câmara de Salvaterra de Magos foi constituída arguida no âmbito de um processo relacionado com fraudes em licenciamentos camarários.
Eleita pelo....

9 - JÚLIO SANTOS - Presidente da Câmara de Celorico da Beira, foi condenado a 5 anos por corrupção. Recorreu para o Supremo e mantém-se em liberdade.
Eleito pelo.....

10 - AVELINO FERREIRA TORRES - Presidente da Câmara de Marco de Canavezes, foi condenado, em 2004, a 2 anos e 3 meses de pena suspensa por abuso de poder.
Eleito pelo.....

11 - VALENTIM LOUREIRO - Presidente da Câmara de Gondomar, foi condenado a 3 aos e 2meses de pena suspensa.
Eleito pelo.....

12- FÁTIMA FELGUEIRAS - Presidente da Câmara de Felgueiras condenada a 3 anos de pena suspensa por crime de peculato.
Eleita pelo.....

13 - ISALTINO MORAIS - Presidente da Câmara de Oeiras foi condenado a 7 anos de prisãoefectiva por crimes de fraude fiscal, corrupção passiva, abuso de poder, branqueamento de capitais.
Eleito pelo....

14 - DIAS LOUREIRO - Antigo ministro do .....

15 - JOSÉ OLIVEIRA E COSTA - Antigo ministro do....

ESPERAMOS QUE SE DIVIRTA. BOAS FÉRIAS
RESPONDA NO ESPAÇO DESTINADO AOS COMENTÁRIOS DESTE BLOGUE.


PREOCUPAÇÕES AMBIENTAIS - CRÓNICA 4


Nos seus discursos, todos os políticos falam do ambiente com preocupação e carinho. Mas estarão OS NOSSOS QUERÍDOS LÍDERES a ser sinceros nos seus juízos ou tudo não passa de demagogia?
Senão vejamos.
Chegam as eleições e é ver o país coberto com TONELADAS de cartazes, ou seja, com MILHARES DE ÁRVORES ABATIDAS, num espectáculo que já ninguém aprecia e que os cidadãos verdadeiramente preocupados com esta questão dispensam.
Dirão as máquinas da propaganda partidária que a democracia tem um preço. É verdade. Mas será que as novas tecnologias, a televisão e a rádio públicas, não poderão substituir com vantagens meios tão lesivos do ambiente? Além disso, poupavam-se os escassos dinheiros dos contribuintes e tornava-se a DEMOCRACIA MAIS TRASPARENTE. Neste afã publicitário, vamos sabendo, eleição após eleição, que alguns partidos não hesitam em socorrer-se de dinheiros espúrios para poder colorir as avenidas e rotundas com tudo menos com ideias.
O PAÍS ATRAVESSA DIFICULDADES? Não parece, quando nos deparamos com o espavento do novo-riquismo partidário.
E já agora outro pedido. Quando a FESTA acabar limpem, por favor, os despojos que jazem abandonados por avenidas e rotundas. É que desconfiamos que apenas interessamos como eleitores até ao dia do voto, depois abandonam-nos no meio de um desleixo próprio de uma República que ainda não ganhou hábitos de higiene .
AOC