sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

COMEÇAR O ANO A DIZER MAL DOS MAUS POLÍTICOS PODE SER BOA TERAPIA PARA COMBATER A CRISE

(Texto retirado de um comentário do blogue "O Mundo da Verdade")

O CAMALEÃO

Há algum tempo que leio o seu blogue. Acho-o interessante. Contudo, nunca me atrevi a entrar nele. Hoje decidi-me.
A sua arriscada viagem a Moçambique já lá vai. Vejo, porém, que não desiste do perigo. Teima, agora, em privar com o Alberto João da Madeira. Aflige-me vê-lo em tão má companhia. Aliás, ultimamente, anda muito imprudente. Conviveu com leões, hipopótamos, antílopes, rinocerontes, na Gorongosa, vai espreitar o grande predador da Madeira e não enxerga um miserável camaleão.
Acredite, meu amigo, pior que os Reis de todas as Selvas só o “leão da terra”, termo grego para o camaleão.
Claro que este lagarto não mata com a violência dos incisivos, com a cupidez das manápulas corruptas, contenta-se em violentar as presas com a falsidade do seu comportamento. A sua técnica é a astúcia, a volubilidade, a camuflagem. O camaleão é um VALENTE mentiroso e sublinho VALENTE porque a todos consegue enganar. Senão vejamos.
Usa o mimetismo da cor, a língua longa, rápida e pegajosa para agarrar os incautos. Não urra e por isso ninguém dá por ele. Vem subtilmente como os traidores, a cauda preênsil equilibrando-lhe os movimentos lentos, os olhos calculando o momento da refeição, para devorar as vítimas.
O camaleão nem as fêmeas conhece, é um solitário que apenas no acasalamento desce do pedestal a que se julga com direito. Agressivo com os da sua espécie, nem os filhos conhece no momento da partilha.
Politicamente, não se sabe se o camaleão é de esquerda ou direita. Ontem foi Verde, hoje é Vermelho, mas amanhã, consoante a oportunidade, pode ser Rosa, Laranja e até Azul. Há exemplos de camaleões que chegaram a vestir as Camisas Castanhas de Hitler e as Camisas Negras de Mossulini.
Em África, na Gorongosa, os camaleões são afastados do caminho pelas maldições que podem trazer à tribo, na Amazónia, alguns índios comem-nos.
Agora, não se deixe comer por este sáurio.
Assina: o Makwa da Gorongosa

Terramoto no Haiti


Médicos do Mundo (MdM) socorre as vítimas do Haiti.
Em virtude do violento sismo de Grau 7, que assolou na tarde de 12 de Janeiro o Haiti, a Rede Internacional de Médicos do Mundo mobilizou equipas de saúde para socorrer as vítimas da catástrofe. O grau de devastação em Port-au-Prince é impressionante. Segundo os observadores no terreno estima-se que cerca de 3 milhões de pessoas foram directamente afectadas pelo terramoto e que haja mais de 100 mil mortos, milhares de feridos e dezenas de edifícios destruídos.
Milhares de pessoas estão desaparecidas e muitas estão presas dentro dos destroços dos edifícios, sem tratamentos ou medicamentos, à espera de assistência médica.O Haiti é o país mais pobre do Mundo de todo o hemisfério ocidental, com 80 por cento da população a sobreviver com menos de dois dólares por dia. São escassos os recursos naturais e as infra-estruturas sanitárias já eram precárias antes do terramoto. Anualmente, o Haiti sofre as consequências dos sistemas tropicais e furacões que se formam ao largo das Caraíbas.
O terramoto do dia 12 de Janeiro de 2010 provocou destruição de estruturas hospitalares, desconhecendo-se até agora a verdadeira extensão dos danos. Prevê-se que a curto prazo na área de Port-au-Prince milhões de pessoas terão dificuldade de acesso à água potável e saneamento básico, que originará um crescente risco de epidemias.
Milhares de pessoas abandonam o Haiti perante a falta de hospitais e socorro. A informação que se começa a ter do terreno indica que, para além da capital, há cidades limítrofes que também foram atingidas e que estão ainda mais desprovidas de meios de assistência. A assistência humanitária também se tornará crucial a curto prazo. As delegações da Rede Internacional de Médicos do Mundo, França, Suíça e Canadá já se encontram no terreno e preparam-se para reforçar as suas equipas, que neste momento, integram médicos, cirurgiões, enfermeiros, logísticos, etc. Estão a mobilizar recursos para o envio de 40 toneladas de material (veículos de todo-o-terreno, equipamentos logísticos e médicos).
A delegação portuguesa de MdM irá juntar-se a partir de agora a este empenho da Rede Internacional de MdM, de forma a tornar mais eficiente e rápida a sua intervenção. Integraremos as equipas de avaliação das necessidades, no terreno, assim como mobilizaremos recursos para a constituição de equipas médicas e de enfermagem, que possam reforçar a intervenção a nível da capital e arredores. Toda a ajuda imediata é fundamental e Médicos do Mundo está preparada para esta intervenção humanitária.
As contribuições podem ser realizadas através do seguinte NIB: BPI - 0010 0000 4411 088 000 143 Para mais informações, contacte:
Médicos do Mundo: www.medicosdomundo.pt

EXPOSIÇÃO COLECTIVA DE PINTURA

A exposição colectiva de pintura “Arte no Sado” é inaugurada no sábado (16 de Janeiro), às 16h00, na Biblioteca Municipal – Serviços Centrais.
Susana Tereso, Luís Valente, Nuno David, Acácio Malhador e Luciano Costa são os artistas que partilham as respectivas visões sobre o rio Sado nesta mostra, patente até 11 de Fevereiro.
“Arte no Sado” permite uma reflexão sobre o valor da arte como forma de conhecer a natureza, bem como o valor da natureza como modelo de criação e de estímulo.
Acrílicos, desenhos e aguarelas são algumas das técnicas usadas nos trabalhos que podem ser vistos de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 19h00, e ao sábado, das 13h00 às 19h00.
BIBLIOTECA MUNICIPAL SETÚBAL

Data: 16 de Janeiro a 11 de FevereiroHorário: Segunda a Sexta-Feira das 09h às 19h e aos Sábados das 13h às 19hLocal: Biblioteca Municipal de Setúbal

OBRAS PÚBLICAS EM PORTUGAL (Em frente, a caminho do progresso)


Saramago - Primeira Biografia do Nobel lançada a 21 de Janeiro


Quem é, afinal, José Saramago? Numa homenagem à vida e obra do escritor, João Marques Lopes responde a essa pergunta na primeira biografia de um dos mais importantes autores do panorama literário mundial, revelando pormenores da vida de Saramago até agora desconhecidos.
O lançamento acontece dia 21, às 18h30, na livraria Bulhosa (Entrecampos).
Apresentação a cargo de António Simões do Paço.

Agustina e Thackeray abrem ano editorial da Guerra e Paz

Reedição de um dos mais prestigiados livros do seu catálogo, agora em novo formato e ilustrado por Lucy Pepper, e a publicação da primeira tradução portuguesa do clássico The Book of Snobs, numa edição que conta com ilustrações do próprio Thackeray: é assim que a Guerra e Paz inicia 2010.Nas livrarias a partir de 20 de Janeiro, Fama e Segredo na História de Portugal, de Agustina Bessa-Luís, e O Livro dos Snobs, de W. M. Thackeray, são os primeiros 2 títulos, de um total de 5, que a Guerra e Paz edita este mês.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

CAROS AMIGOS E AMIGAS.....

Para divertir, este delicioso filme que passa tradicionalmente todas as noites de Ano Novo na TV da Dinamarca, e que todos já o sabem de cor. É uma obra prima de humor! http://www.dailymotion.com/video/x5zld2_dinner-for-one-vostfr-tres-drole_fun[1]

DIZ-ME COM QUEM ANDAS, DIR-TE-EI QUEM ÉS!