quinta-feira, 18 de julho de 2013

CARTA DE EDWARD SNOWDEN



Carta ao Presidente do Equador, Rafael Correa
Edward Joseph Snowden

14.Jul.13 ::

Outros autores
 
“Existem poucos líderes mundiais que arriscariam colocar-se do lado dos direitos humanos de um individuo face ao governo mais poderoso do planeta, e a valentia
de Equador e do seu povo constitui um exemplo para o mundo.
 
Devo exprimir o meu profundo respeito pelos seus princípios e o meu sincero agradecimento pela acção do seu governo ao tomar em consideração o meu pedido
de asilo político.
 
O Governo dos Estados Unidos da América montou o maior sistema de vigilância do mundo. Este sistema global afecta toda a vida humana vinculada à tecnologia:
gravando, analisando e submetendo a juízo secreto cada membro do público internacional. Existe uma grave violação dos nossos direitos humanos universais

quando um sistema político perpetua a espionagem automática, generalizada e sem garantias contra pessoas inocentes.
 
De acordo com esta convicção, revelei este programa ao meu país e ao mundo. Enquanto o público exprimiu apoio ao esclarecimento que abri sobre este sistema
secreto de injustiça, o Governo dos Estados Unidos de América respondeu com uma perseguição extrajudicial que me custou a minha família, a minha liberdade

de movimentos e o meu direito a uma vida pacífica, sem o receio de uma agressão ilegal.
 
Enquanto eu enfrento esta perseguição, aqueles governos temerosos do Governo norte-americano e das suas ameaças mantêm-se em silêncio.
 
O Equador, todavia, levantou-se em defesa do direito humano de procurar asilo. A decisiva acção do seu Cônsul em Londres, Fidel Narváez, garantiu que os
meus direitos fossem protegidos durante a minha saída de Hong Kong. Sem isso nunca poderia ter-me arriscado a viajar.
 
Agora, como resultado, mantenho-me livre e em condições de publicar informação que serve o interesse do público.
 
Sem me preocupar com os dias que me restem de vida, manterei a minha dedicação à luta pela justiça num mundo desigual. Se algum desses dias contribuir para
o bem comum, o mundo deverá agradecê-lo aos princípios do Equador.
 
Aceite, por favor, a minha gratidão em relação a si, como representante do seu Governo e do povo da República do Equador, bem como a minha grande admiração
pessoal pelo seu compromisso em fazer o que é correcto, em vez daquilo que possa trazer recompensas”.
 
Edward Joseph Snowden.

Sem comentários: