terça-feira, 18 de outubro de 2011

O VOLUNTARIADO E OS ARTISTAS

Amigos e companheiros da Arte e das Artes:

2011 é o Ano Europeu do Voluntariado, sendo a cooperação e a solidariedade motores essenciais para levar a cabo projectos e acções de natureza diversa, mas que visam, sempre, ajudar os que mais necessitam. Nesta perspectiva, um grupo de artistas plásticos em parceria com a Kutsemba- Associação de Cooperação para o Desenvolvimento vão levar a cabo uma iniciativa, a AjudArte, que se traduz numa exposição colectiva de trabalhos desses artistas solidários e que explicitarei em seguida:

Os artistas parceiros nesta acção participarão na mesma com um trabalho à sua escolha (pintura em tela ou outro suporte, colagem, aguarela, desenho…), mas cuja dimensão não deverá ser superior a 60cm na sua largura, nem inferior a 40cm. Os trabalhos apresentados serão expostos na Bibilioteca Municipal de Sintra, espaço polivalente, de grande visibilidade e culturalmente muito dinâmico. A inauguração será a 3 de Dezembro, prolongando-se a exposição até 17 de Dezembro. Os trabalhos serão vendidos a um preço único e simbólico de 200 Euros por obra. 50% do valor de cada venda reverterá para a associação para ajudar a custear o envio de um contentor para Moçambique, com material que tem vindo a ser angariado e que servirá para equipar um centro comunitário, uma escolinha e ajudar famílias carenciadas (todos já sinalizados) da província de Matola, arredores de Maputo, com bens de natureza diversa (Projecto Transportamos um Mundo Melhor, da responsabilidade da Kutsemba/ver blogue http://kutsemba.blogspot.com ).

Resta-me, portanto, convidar-¬te para integrares esta acção, juntando-te, assim, aos artistas parceiros e que acreditam que podem, através da arte, contribuir para um mundo mais solidário e norteado por objectivos mais nobres. É bom pensar que os jovens de hoje e as gerações vindouras podem, ainda, inverter o actual estado das coisas. Afinal, como diz o poeta “Haja ou não haja frutos, pelo sonho é que vamos”. Ajudá-los não custa nada!

A Kutsemba irá, no dia da inauguração e em colaboração com a Câmara Municipal de Sintra, organizar uma tertúlia, onde serão apresentadas e partilhadas diferentes experiências no âmbito do voluntariado. Oportunamente constarão informações mais precisas no blogue e no site da Kutsemba. Para mais informações sobre Kutsemba - Associação de Cooperação para o Desenvolvimento, consulta o blogue já mencionado ou o site: www.kutsemba.pt

Fico a aguardar o teu contacto e a tua inscrição para participares como artista solidário nesta exposição colectiva intitulada precisamente “Pelo sonho é que vamos”.

Dá a conhecer esta iniciativa a outros artistas amigos, reenviando-lhes o email. Serão bem-vindos os que quiserem ser parceiros nesta ajuda com arte através da arte.

Aguardo o teu contacto, tão breve quanto possível, com informações sobre o trabalho com que queres participar na AjudArte (a data limite para entrega dos trabalhos será 19 de Novembro - local e hora a combinar ) de acordo com o seguinte:
Nome do Artista
Título da Obra
Técnica
Dimensões
Ano

Nota: Todos os trabalhos devem apresentar por trás as informações acima referidas e no nome deve constar o nome próprio e o nome artístico(se fôr diferente).

Abraço

Sara Loureiro (TLM 968064287)

Sem comentários: