quinta-feira, 20 de outubro de 2011

APELO NACIONAL




Queres que aconteça um milagre económico no nosso país?Então deixa-te de seguir dissertações de economistas ao serviço de interesses, que não os nossos! Não te deixes mais manipular pelo marketing!Faz aquilo que os políticos, por razões óbvias, não te podem recomendar sequer, mas que individualmente podes fazer:Torna-te

PROTECCIONISTA da nossa economia!

ZÉ POVINHO, Rafael Bordalo Pinheiro
Para isso:

1.Experimenta comprar preferencialmente produtos fabricados em Portugal.Experimenta começar pelas idas ao supermercado (carnes, peixe, legumes, bebidas,conservas, preferencialmente, nacionais).Experimenta trocar, temporariamente, a McDonalds, ou outra qualquer cadeia defast food, pela tradicional tasca portuguesa. Experimenta trocar a Coca-cola àrefeição, por uma água, um refrigerante, ou uma cerveja sem álcool, fabricada emPortugal.

2.Adia por 6 meses a 1 ano todas as compras de produtos estrangeiros, que tenhasplaneado fazer, tais como automóveis, TV e outros electrodomésticos, produtos deluxo, telemóveis, roupa e calçado de marcas importadas, férias fora do país, etc.,etc...


Portugal afundou, somos enxovalhados diariamente por considerações ecomentários mais ou menos jocosos vindos de várias paragens, mas em particulardos países mais ricos. Confundem o povo português com a classe políticaincompetente e em muitos casos até corrupta que nos tem dirigido nos últimos anose se tem governado a si própria.Olham-nos como um fardo pesado incapaz de recuperar e de traçar um rumo dedesenvolvimento.Agora, mais do que lamentar a situação de falência a que Portugal chegou, e mais doque procurarmos fuzilar os responsáveis e são muitos, cabe-nos dar a resposta aomundo mostrando de que fibra somos feitos para podermos recuperar a nossa auto-estima e o nosso orgulho.Nós seremos capazes de ultrapassar esta situação difícil. Vamos certamente dar onosso melhor para dar a volta por cima, mas há atitudes simples que podem fazer adiferença.

O desafio é durante seis meses a um ano evitar comprar produtos fabricados forade Portugal. Fazer o esforço, em cada acto de compra, de verificar as etiquetas deorigem e rejeitar comprar o que não tenha sido produzido em Portugal, sempre queexistir alternativa.

Desta forma estaremos a substituir as importações que nos estão a arrastar para ofundo e apresentaremos resultados surpreendentes a nível de indicadores decrescimento económico e consequentemente de redução de desemprego. Há quemafirme que bastaria que, cada português, substituísse em somente 100 eurosmensais as compras de produtos importados, por produtos fabricados no país, paraque o nosso problema de falta de crescimento económico ficasse resolvido.Representaria para a nossa indústria, só por si, um acréscimo superior a12.000.000.000 de euros por ano, ou seja uma verba equivalente à da construção deum novo aeroporto de Lisboa e respectivas acessibilidades, a cada 3 meses!!!Este comportamento deve ser assumido como um acto de cidadania, como um actode mobilização colectiva, por nós, e, como resposta aos povos do mundo que nosacham uns coitadinhos incapazes.Os nossos vizinhos Espanhóis há muitos anos que fazem isso. Quem já viajou comEspanhóis sabe que eles, começam logo por reservar e comprar as passagens, ou
pacote, em agência Espanhola, depois, se viajam de avião, fazem-no na Ibéria,pernoitam em hotéis de cadeias exclusivamente Espanholas (Meliá, Riu, Sana ououtras), desde que uma delas exista, e se encontrarem uma marca espanhola dum produto que precisem, é essa mesma que compram, sem sequer comparar o preço(por exemplo em Portugal só abastecem combustíveis Repsol, ou Cepsa)

. Mas, até mesmo as empresas se comportam de forma semelhante! As multinacionais Espanholas a operar em Portugal, com poucas excepções, obrigam os seus funcionários que se deslocam ao estrangeiro a seguir estas preferências e contratam preferencialmente outras empresas espanholas, quer sejam de segurança,transportes, montagens industrias e duma forma geral de tudo o que precisem, quepossam cá chegar com produto, ou serviço, a preço competitivo, vindo do outro lado da fronteira. São super proteccionistas da sua economia! Dão sempre a preferência auma empresa ou produto Espanhol! Imitemo-los nós no futuro!

Passa este texto para todos os teus contactos para chegarmos a todos osportugueses.

Quando a onda pegar, vamos safar-nos.Será um primeiro passo na direcção certa!

Sem comentários: