sexta-feira, 3 de junho de 2011

NOTÍCIAS PARA ANIMAR OS PORTUGUESES

Obama compara Souto de Moura a Thomas Jefferson

O presidente norte-americano afirmou esta sexta-feira que Eduardo Souto de Moura, prémio Pritzker 2011, "redefiniu as fronteiras da sua arte", a arquitectura, servindo simultaneamente o "bem público", comparando-o com um dos 'pais' dos Estados Unidos, Thomas Jefferson.


"Como Jefferson, [Souto de Moura] passou a sua carreira não apenas a redefinir as fronteiras da sua arte, mas a fazê-lo de maneira que serve o bem público", disse Barack Obama na entrega do Pritzker 2011 ao arquitecto português, em Washington.

Ao lado da primeira-dama, Michelle Obama, o presidente enalteceu "as formas simples e linhas limpas" dos trabalhos do português, que se enquadram facilmente no ambiente circundante.

"Souto de Moura desenhou casas, centros comerciais, galerias de arte e estações de metro, tudo num estilo tão natural quanto belo. É um especialista no uso de diferentes materiais e cores", adiantou o presidente norte-americano.

Obama adiantou que o Estádio de Braga é "talvez a obra mais famosa" do arquitecto portuense, relevando em particular a solução de construí-lo ao lado de uma pedreira.

"Também teve grande cuidado para posicionar o Estádio de maneira a que quem não possa ter bilhete pudesse ver o jogo dos montes circundantes. Como o [estádio de basebol em Chicago] Wrigley Field, em versão de Portugal", ironizou.

"Essa combinação de forma e função, de arte e acessibilidade é a razão porque hoje honramos Eduardo com o prémio que é conhecido como o Nobel da arquitectura", acrescentou.

A assistir estiveram o secretário da Educação, Arne Duncan, e outra personalidade de Chicago próxima de Obama, o actual ‘mayor’ da cidade, Rahm Emmanuel, além do congressista republicano Eric Cantor.

Sem comentários: