segunda-feira, 10 de setembro de 2012

GEORGE SOROS: LIDERE OU SAIA DO EURO


Crise “Lidere ou saia do euro”, diz Soros à Alemanha

“Liderar ou sair: é uma decisão legítima que a Alemanha tem de tomar”, afirma o multimilionário George Soros numa entrevista ao Financial Times, este fim-de-semana.

10 de Setembro de 2012 Por Eudora Ribeiro
NOTÍCIAS

George Soros fez um forte apelo ao governo alemão para que lidere a zona euro no caminho para sair da recessão, nomeadamente através de estímulos ao crescimento económico, criação de uma autoridade orçamental comum e a emissão conjunta de obrigações. Caso contrário, o multimilionário defende que a mais forte economia do grupo deve decidir sair da zona euro para salvaguardar o futuro da Europa.

“Lidera ou sai: esta é uma decisão legítima que a Alemanha deve fazer”, afirmou Soros ao Financial Times. “Ou joga o seu destino com o resto da Europa, correndo o risco de se afundar ou nadar em conjunto, ou deixa a zona euro, porque, caso deixasse, os problemas na zona euro iriam melhorar”, diz o investidor multimilionário.

Para Soros, o futuro do euro “está totalmente dependente da atitude da Alemanha”, frisando que, se Berlim insistir nomeadamente numa política de austeridade e deflacção, sem cedências, “então sair seria realmente melhor para eles, no longo prazo”.


O multimilionário acrescenta que “a menos que [os alemães] mudem a sua postura em relação ao euro, estão – mesmo sem querer – a empurrar a Europa para uma situação intolerável”. “A minha verdadeira preocupação é que o euro esteja agora a colocar em risco a União Europeia. Se a zona euro se desfizer de uma forma hostil, a Europa vai ficar pior do que estava antes de ter começado”, alerta.

Sem comentários: