segunda-feira, 28 de novembro de 2011

COMENTÁRIO SOBRE O LIVRO TAMBWE-A UNHA DO LEÃO

COMENTÁRIO DE UM PORTUGUÊS EM JAKARTA (INDONÉSIA) SOBRE O ROMANCE TAMBWE-A UNHA DO LEÃO.






“Tambwe a Unha do Leão” – Conta a história de Eugénio, um inadaptado ao Ocidente actual, que, graças ao dom/maldição de ser capaz de pensar, tem tanta dificuldade em aceitar a sua realidade como em se manter visível e material.
O livro começa de forma abrupta e violenta. Eugénio toma a decisão de encontrar a morte antes que ela o encontre e acabar assim com o seu permanente enjoo, fruto da falta de significado da sua existência. Será esta a escolha que irá pautar toda a acção.
Partimos, então, para uma jornada que oscila através de diversos espaços, tempos e misticismos que acompanham Eugénio ao longo da sua vida, o transformam e nos dão a conhecer o mundo através dos olhos do personagem. Mundo corrompido pelo próprio Ser Humano e pelas suas criações. O personagem anseia por um lugar mais simples e puro, com tempo para o Homem e os Idealismos. Um mundo onde caibam os misticismos e as culturas de humanismo, em oposição à frieza da tecnologia, à crueldade financeira e à violência da guerra.
Durante a jornada, o autor transporta-nos, numa escrita envolvente e intensa, por vários lugares e profundos personagens. Cada personagem, carrega simbologias próprias e representativas das facetas do Homem, desde a ganância de generais Angolanos, aos traiçoeiros e cínicos mercenários Franceses, à Integridade de soldados soviéticos, mas também a capacidade de sonhar implícita na relação que mantém com a amante Afrodite.
Por fim, Eugénio encontra o que procurava. A paz. Consegue livrar-se dos seus tormentos e viajar para um lugar melhor. Para onde e como, depende do leitor.
Tambwe é um livro sobre o estranho Eugénio, criatura pensante e permanentemente insatisfeita. Insatisfação que o leva a auto-destruir-se em busca de uma realidade perdida. É também um livro sobre a Questão. Livro sobre o eterno porquê e incompreensível significado da vida e da realidade com que nos confrontamos. Livro que questiona e que nos leva a questionar realidades, dogmas e futuros.
Jakarta-Henrique Castro 23-11-2011

Sem comentários: