segunda-feira, 5 de setembro de 2011

A RÃ COZIDA


Oliver Clerc, o escritor e filósofo, nesta sua breve história, põe em evidência as funestas consequências da não consciência da mudança que afecta a nossa saúde, as nossas relações, a evolução social e o ambiente.


A Rã, desta história, não sabia que estava a ser cozida.

Imagine uma panela cheia de água fria na qual uma pequena e inocente Rã, nada tranquilamente.

Uma pequena fonte de calor é colocada debaixo da panela. A água vai aquecendo lentamente. Pouco a pouco a água vai ficando morna. A Rã acha isso bastante agradável e continua a nadar.

A temperatura da água, porém, continua a subir. Agora a água já está quente demais para a Rã poder desfrutar e nadar tranquilamente. Sente-se um pouco cansada, mas não obstante isso, não se amedronta.

Finalmente a água está realmente quente. A Rã acha isso bastante desagradável, mas já está muito debilitada e por isso aguenta e não faz nada.

A temperatura continua a subir até que a Rã morre cozida!!!


Se a Rã tivesse sido atirada para a água, com ela já quente, a pelo menos 50 graus, de temperatura, ela a Rã, com um golpe de pernas teria saltado para fora da água.


Esta situação vem provar que, quando uma mudança acontece muito lentamente, escapa à nossa consciência e não desperta na maioria dos casos qualquer reacção, revolta ou oposição da nossa parte…

Sem comentários: