segunda-feira, 28 de março de 2011

PREPAREM-SE, VAMOS CAIR


Ir aos congressos partidários é um divertimento a que raramente fujo. São comícios em larga escala feitos para os mais fiéis e fanáticos seguidores. Se quiserem, são uma espécie de safari político.

O congresso do CDS em Viseu valeu a viagem. O discurso de governo que o partido fez, apesar de bem articulado, não partia da realidade. Falava de uma agenda de crescimento inteligente. Mas esquecia que nos próximos meses, o que os portugueses vão ter é aumento de impostos, cortes de prestações ou as duas coisas. Ou seja, esquecia a realidade.

Se isto é estranho no CDS, é bizarro no PSD. Aguiar Branco andava a fazer o programa do partido, Carrapatoso a montar o remake dos Estados Gerais, Catroga o programa eleitoral e José Manuel Canavarro animava o gabinete de estudos. Mas até agora não tinham falado de aumentar o IVA. Só isso é que explica que o grupo parlamentar do PSD tenha escrito esta pérola na resolução que deitou abaixo o Governo: "O PEC mantém a receita preferida deste Governo: a solução da incompetência. Ou seja, se falta dinheiro, aumentam-se impostos". Doze horas depois o líder do PSD anunciou que estava pronto a aumentar o IVA.

O PEC 4 pode ser chumbado. Mas a Europa vai exigir uma solução alternativa imediata. Fazer uma resolução a recusar aumento de impostos é estranhamente incompetente.

A grande vantagem das crises é o choque com a realidade. A conversa redonda dá lugar à verdade.

É neste quadro que partimos para umas eleições que, se forem clarificadoras, podem ser importantes. Mas o PSD pode pôr os seus livros na estante por uns tempos. E escrever um capítulo verdadeiro com o título: "Preparem-se, vamos cair!".

(Excertos de um texto de Ricardo Costa publicado no Expresso de 26 de Março de 2011)

Sem comentários: