terça-feira, 26 de outubro de 2010

POVO, ÀS ARMAS, ÀS ARMAS QUE ELES ESTÃO A MATAR O PAÍS


134 mil euros para passear o "rabiosque" de Durão Barroso

Austeridade? Onde? É tudo à grande e à francesa. Organizamos cimeiras da NATO, compramos automóveis para receber os líderes e até um especial para Durão Barroso. Continua o fandango.

Andam por aí a falar em medidas de austeridade, cortes de salários, subidas de impostos, apertar o cinto. Sacrifícios. Só mais um. Agora outro. Já está? Então só mais este que eu sou um grande mentiroso, perdão, distraído. E o que vai o Governo fazer para dar o exemplo?
Vai ao stand escolher um Mercedes. Contou-nos o jornal "Sol".
Vem aí Durão Barroso (Ainda se lembram dele? O que deu de frosques quando as coisas começaram a cheirar mal, e Portugal era o menos importante na altura?) passar dois dias durante a cimeira da NATO e não podia sentar o "rabiosque" numa lata com quatro rodas. Não lhe assenta qualquer "tanga", ou já não se recordam?
Estamos a falar de um automóvel que vai custar a módica quantia de 134 mil euros. Chama-se a isto um bom pretexto para São Bento trocar de carro. O S450 (chama-se assim o bólide) vai massajar o nadegueiro de Durão enquanto este provavelmente ouve a Toccata and Fugue in D minor de Bach.
A crise é tramada. Mas só para alguns. Uns ficam com o rabo a arder, outros com ele macio.
Segundo o "Sol", "a contratação agora feita, através da Agência Nacional de Compras Públicas, tem a duração de 48 meses "e "inclui manutenção e pneus para 160 mil kms", sendo que a renda mensal é de 2.807,20 euros, explica a Presidência do Conselho de Ministros. É assim mesmo. Quem vier atrás que feche a porta e pague o carro.
Se não houver dinheiro ponham-no a render ao fim de semana. Aluguem-no para casamentos e batizados.
Mas há pior. Há sempre pior. Calma que nunca disse o contrário. Então vamos lá...
"O Ministério da Administração Interna autorizou um reforço extraordinário do orçamento da PSP, no valor de cerca de cinco milhões de euros, para a aquisição de vário equipamento e material de ordem pública que vai ser usado na segurança da Cimeira da NATO, a 19 e 20 de Novembro." " ...A verba foi "sacada" ao Governo Civil de Lisboa e as compras vão ser feitas por ajuste directo..." "Os cinco milhões vão servir para comprar vário material de ordem pública, incluindo seis veículos antimotim, blindados, norte-americanos." "DN"
Governo Civil de Lisboa? Eu nem vou perguntar para que serve um Governo Civil nos dias que correm. Nem qual a razão para este vir financiar a compra de automóveis para cimeiras. Até porque tenho vergonha de ouvir a resposta. Nem sequer a razão pela qual um país como o nosso organiza cimeiras da NATO. Muito menos quando tem as calças pelo meio das pernas e a mão estendida em jeito de súplica.
Agora pergunto: 5 milhões em 2 dias? Repito: 5 milhões?
E vem esta gente pedir sacrifícios? E vergonha? Nada? Nem um bocadinho?
Os seis veículos antimotim são para quê? O Governo já está a pensar na fuga? Se assim for justifica-se a compra.

Sem comentários: