terça-feira, 26 de outubro de 2010

INCRÍVEL-UM AEROPORTO ONDE SÓ ATERRAM FANTASMAS


Aeroporto de Beja: mais um investimentos ruinoso do Estado ?

Sabia que temos um aeroporto que não tem filas des espera para o "check in" ?
A ironia, relativa ao novo aeroporto de Beja, seria interessante se não fosse um dos muitos exemplos de investimento improdutivo do Estado. Como a linha do norte (que não foi posta a funcionar como estava programado) que é gerida por uma empresa que tem um endividamento de 6.000 milhões. Ou a linha do Oeste, que foi deixada completamente ao abandono.
Lançam-se projectos, que se assumem como altamente rentáveis, justificando que é preciso investir, de que esta é a grande forma de evitar o desemprego e depois não se concluem ou não têm utilidade.
O País que aposta num novo aeroporto, que já fez o de Beja (que não é utilizado) é o mesmo que tem um conjunto de projectos - que a iniciativa privada desenhou e quer executar, da agricultura à indústria e aos serviços - canalizados através do QREN e passa a vergonha de não ter dinheiro para a contrapartida nacional, sendo necessário pedir 1.500 milhões ao Banco Europeu de Investimentos para que Portugal possa receber o dinheiro de Bruxelas para apoiar aqueles projectos.

O que se passa com o aeroporto de Beja ? A empresa de capitais públicos EDAB, SA tem um endividamento de 8,3 milhões de euros e os encargos continuam a aumentar e não há aviões a partir e a chegar. Afinal, mais uma gota de água no oceano do endividamento público...
(Re)veja com atenção.
--
Publicada por ex-DGEMN em

Sem comentários: