quarta-feira, 15 de setembro de 2010

A PROSTITUIÇÃO NA SUÉCIA


FIM DO SEXO PAGO.
Um ano de prisão. Eis a pena a que se habilitam as pessoas que "obtenham uma relação sexual a troco de dinheiro", como pretende o Governo. A duas semanas das eleições legislativas, todos os partidos parlamentares se mostram favoráveis ao endurecimento da actual lei que prevê até seis meses de prisão para quem recorre à prostituição.

(
Notícia publicada na Revista "Visão" em 9 de Setembro de 2010)

Nota: Embora a prostituição seja considerada a mais antiga profissão do mundo, aquilo que se pode dizer da lei sueca é que é um avanço civilizacional. Enquanto os políticos suecos se preocupam com a saúde pública e com a dignidade da mulher (embora haja quem defenda que a utilização do corpo para fins sexuais, sem relação de afectividade, a troco de dinheiro ou outros favores, seja uma profissão tão digna como outra qualquer forma de exploração de mão-de-obra), assiste-se em Portugal à mais abjecta prostituição. Quem viaja pelo país encontra, à beira da mais movimentada estrada, do mais recôndito caminho, mulheres expondo-se, dispostas ao comércio carnal em locais públicos, sem as mínimas condições de higiene. Para além de falsos moralismos, o que aqui está em causa é a saúde pública, quando sabemos as doenças venéras encontram assim um caminho seguro. Não se trata de esconder o que é óbvio, de varrer para debaixo do tapete a vergonha de uma imagem de terceiro mundo. O Governo tem problemas bem mais graves a resolver, mas é altura dos políticos, que se preocupam com a quantidade de sal no pão, começarem a pensar que a prostituição desregulamentada é bem mais perigosa para a saúde pública que qualquer outro excesso. Deixemo-nos, mais uma vez, de falsos moralismos. Porque não legalizar a prostituição e obrigar os trabalhadores do sexo a trabalhar em locais próprios, as vistorias médicas periódicas, como acontece noutras profissões? Além do mais, deixava de ser economia paralela, isenta de impostos. E, nos tempos que correm, em que os cofres públicos estão exauridos, mais uns milhões vinham mesmo a calhar!
(AOC)

1 comentário:

Miguel F. Carvalho disse...

a prática da prostituição em Portugal não é ilegal... o que é ilegal é o incitamento à mesma por parte de terceiros, o chamado lenocínio...