quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

ANGOLA O PRIMEIRO PAÍS A PROIBIR O ISLÃO

Angola vira o primeiro país do mundo a proibir o Islão





 


As autoridades de Angola proibiram o Islão e começaram a fechar mesquitas, em um esforço para frear a propagação do "extremismo" muçulmano, segundo meios de comunicação africanos.

De acordo com a ministra angolana da Cultura, Rosa Cruz e Silva, "o processo de legalização do Islã não foi aprovado pelo Ministério da Justiça e Direitos Humanos [de Angola], e portanto as mesquitas em todo o país serão fechadas e demolidas".

Além disso, os angolanos decidiram proibir dezenas de outras religiões e seitas que, segundo o governo, atentam contra a cultura da nação, cuja religião majoritária é o Cristianismo (praticado por 95% da população).

Por sua vez, o jornal angolano O País informa que cerca de 60 mesquitas já foram fechadas, enquanto os representantes da comunidade muçulmana denunciam que estas medidas foram tomadas sem consulta e que eles não se constituem em uma pequena seita.

Não obstante, as autoridades de Luanda resumiram que "os muçulmanos radicais não são bem-vindos no país e que o governo angolano não está preparado para legalizar a presença de mesquitas em Angola", nação que se converteu na primeira do mundo a proibir o Islão.





O governo Angolano nega que tenha proibido o Islão


Governo angolano negou que havia proibido o Islã e de fechar as mesquitas no país, depois de especulação da mídia que provocou indignação entre os muçulmanos em todo o mundo.
"Não há guerra em Angola contra a religião Islâmica ou qualquer outra religião", disse Manuel Fernando, diretor do Instituto Nacional para os Assuntos Religiosos, que faz parte do Ministério da Cultura.
"Não há nenhuma posição oficial que tem como alvo a destruição ou o encerramento de locais de culto (Mesquitas)." Fernando disse à agência de notícias AFP.
David Ja, um porta-voz dos muçulmanos em angola e preside à COIA, desafiou governo angolano e disse que um número de mesquitas já que haviam sido fechados pelo governo sem nenhum motivos.
Mas de acordo com o ministério da cultura, esses fechamentos foram relacionados à falta de títulos de propriedade, necessárias e licenças de construção ou outros documentos oficiais.
Na província de Uige (Carmona) uma testemunha disse à Al Jazeera que as mesquitas foram fechadas que foi construído pelas comunidades expatriados oeste e norte da África que precisavam de um lugar para realizar as orações da sexta feira.
"É verdade que várias mesquitas foram destruídas e outros simplesmente fechar nos últimos meses. A maioria das mesquitas que foram destruídas foram construídas sem a permissão do governo. Duas mesquitas autorizadas em Luanda ainda estão operando sem nenhum problema. Eu não ouvi falar de qualquer decisão oficial para proibir o Islã ou proibir orações nas mesquitas muçulmanas. "Ahmed Ould Taher disse à Al Jazeera.
Al Jazeera


Sem comentários: