terça-feira, 11 de junho de 2013

AS ESCUTAS TELEFÓNICAS - O ALERTA DE UM EX-AGENTE DA CIA


O alerta é de um ex-agente da CIA
Estamos a ser escutados por serviços secretos
Nós e os nossos amigos, familiares, pessoas com quem nos contactamos todos os dias, somos escutados por serviços secretos.
É bom que cada um saiba isso, quer viva aqui, nos EUA, na Rússia ou na China. E que que saibam também que  as pessoas inocentes com quem falamos, podem pagar caro, como vítimas. Barack Obama, reage e defende este direito de os EUA mantererem sob escutas pessoas suspeitas, para «recolha de dados para proteger a nação», depois que o agente Edward Snowden, dos serviços secretos norte americanos veio a público e fez revelações surpreendentes.É verdade que quem não deve, não teme, mas...
leia:
 
 
É um ex-funcionário da CIA que trabalhou sub-contratado na Agência de Segurança Nacional dos EUA. Numa entrevista ao jornal The Guardian, explica o porquê da sua decisão.
O jornal britânico The Guardian revelou este domingo a identidade do responsável por uma das fugas de informação mais significativas da história norte-americana.
Edward Snowden, de 29 anos, foi entrevistado pelo jornal num hotel em Hong Kong, onde se encontra refugiado. Nesta entrevista, disponível no site do jornal, Snowden identifica-se como um antigo funcionário da CIA, que trabalhava na Agência de Segurança Nacional norte-americana (NSA) como contratado externo.
Quando questionado pelo jornal sobre os motivos que o levaram a tornar público informações sobre o programa ultra-secreto de vigilância da NSA, com nome de código PRISM, Edward Snowden invocou o direito do público de saber que qualquer pessoa pode, virtualmente, ser escutada.
«Mesmo que não esteja a fazer nada de errado, pode estar a ser vigiado e a capacidade de armazenamento de informação aumenta a cada ano que passa. Chega ao ponto de não ser preciso que alguém seja culpado, basta cair sob suspeita, mesmo errada, e aí podem utilizar o sistema para regressar no tempo e escrutinar todas as decisões feitas, todos amigos com quem se conversou sobre qualquer assunto e usar essa informação para atacar vidas inocentes», disse Snowden.
O antigo funcionário da CIA diz que cabe ao público decidir se estes programas e estas políticas são erradas ou não e se devem continuar.

Sem comentários: