quarta-feira, 15 de maio de 2013

OS MESTRES DO MINISTRO GASPAR

Carmen Reinhart e Kenneth Rogoff

Gaspar apresenta livro de economistas polémicos

por LusaHoje49 comentários

Gaspar apresenta livro de economistas polémicos
O ministro das Finanças apresenta hoje o livro "Desta vez é diferente. Oito séculos de loucura financeira", obra de Carmen Reinhart e Kenneth Rogoff, economistas que conceberam um polémico estudo sobre o impacto da dívida pública no crescimento económico.
Vítor Gaspar, que prefaciou a obra, apresenta em Lisboa o título, que se centra na análise de "diversos episódios de vários tipos de crises financeiras" ao longo dos séculos, revela a editora Almedina.
Carmen Reinhart e Kenneth Rogoff, economistas formados em Harvard, foram recentemente notícia por terem publicado uma correção do controverso estudo que fizeram sobre o impacto da dívida pública no crescimento económico.
O estudo "Crescimento em Tempos de Dívida" de Reinhart e Rogoff de 2010 - que concluía que uma dívida elevada era acompanhada necessariamente por uma recessão - foi posto em causa depois de um estudante de Econometria da Universidade Amherst de Massachusetts ter descoberto erros nos cálculos do método estatístico.
Posteriormente, três investigadores da universidade de Massachusetts publicaram trabalhos que contestam as conclusões do estudo, devido designadamente a erros de cálculo e omissão de dados de determinados países no estudo e acusam os autores de Harvard de fazerem falsamente a apologia da austeridade.
O trabalho da universidade de Massachusetts foi apresentado pelo estudante de doutoramento Thomas Herndon e pelos seus professores Michael Ash e Robert Pollin.

Sem comentários: