terça-feira, 30 de abril de 2013

DIA INTERNACIONAL DO JAZZ

Música

Hoje celebra-se o Dia Internacional do Jazz

por João Moço
IN DIÁRIO DE NOTÍCIAS

Pianista propôs à UNESCO a criação do Dia Internacional do Jazz
Pianista propôs à UNESCO a criação do Dia Internacional do Jazz


 
 
Foi o pianista e compositor Herbie Hancock que propôs à UNESCO a criação deste dia, que este ano se celebra pela segunda vez.

O Hot Clube de Portugal levará alguns dos seus alunos para um concerto no Cinema São Jorge, em Lisboa, pelas 13.00. Às 15.00 o dixigang atuará por várias ruas da capital e às 17.00 um grupo de alunos do Hot Clube atuará no pátio deste espaço. Uma hora depois Bernardo Moreira vai dar uma aula aberta sobre a história do jazz.A partir das 22.30 o clube recebe uma maratona de músicos que atuará pela noite fora. Também em Lisboa, na estação Baixa-Chiado PT Bluestation, um conjunto de alunos da Escola do Hot Clube vai atuar em conjunto com os alunos da Faculdade de Música Souza Lima, em São Paulo, através de uma ligação-vídeo, a partir das 17.00.
Já a Universidade de Aveiro tem também uma série de iniciativas marcadas para celebrar o Dia Internacional do Jazz. A cantora Jacinta vai orientar uma masterclass de voz, o pianista Filipe Melo vai também dar uma masterclass de piano e comobo. Realizar-se-á ainda a conferência "Projecto Mensageiros do Jazz", pelos investigadores do próprio projeto. Luís Figueiredo vai dar uma aula aberta sob o mote "Jazz on Film" e estará ainda patente a exposição "Jazz em Cartaz".
Também o Cascais Jazz Club levará até ao Largo Cidade Vitória a banda Findu's Blues para um concerto, a começar às 18.00. À noite atuará o trio de Jorge Esteves de Almeida.
E apesar de não se realizar hoje, a 32.ª edição do festival Estoril Jazz foi considerado o evento comemorativo deste dia. O festival vai decorrer de 10 a 12 de maio e de 17 a 19 do mesmo mês, no Casino Estoril. Harold Mabern, Gary Burton, Wycliffe Gordon ou a Orquestra Hot Clube de Portugal vão marcar presença neste certame histórico.


Sem comentários: