quinta-feira, 30 de agosto de 2012

PRESIDENTE EGÍPCIO DENUNCIA REGIME SÍRIO



Presidente egípcio denuncia regime opressivo da Síria

O presidente egípcio, Mohamed Mursi, denunciou hoje o «regime opressivo» da Síria num discurso que fez na reunião do Movimento dos Países Não Alinhados em Teerão, principal aliado de Damasco.

De acordo com agência oficial egípcia Mena, a delegação síria abandonou o local da reunião durante o discurso crítico de Mursi.

«A revolução no Egipto era um pilar da Primavera Árabe, que começou poucos dias depois da Tunísia e foi seguida pela Líbia e Iémen, e actualmente a revolução na Síria aponta contra o regime opressivo deste país», afirmou Mursi.

O Irão é o principal apoio regional do regime do presidente sírio, Bashar al-Assad, com uma aliança incondicional desde o início da revolta popular na Síria, em março de 2011.

O governo iraniano é contrário a uma mudança de regime para solucionar a crise, ao contrário do Egipto.

«O Egipto está disposto a trabalhar com todas as partes para fazer com que o sangue deixe de ser derramado», disse o presidente egípcio.

O conflito sírio deu a Mursi a oportunidade de estender a mão a Teerão, após 32 anos de relações difíceis entre os dois países, ao propor em meados de agosto a criação de um comité regional com, além do Egipto e Irão, Arábia Saudita e Turquia para buscar uma solução para a crise síria.





Sem comentários: