segunda-feira, 7 de maio de 2012

ELEIÇÕES NA GRÉCIA E FRANÇA - O DIA SEGUINTE


O dia seguinte: Grécia tenta formar governo e Hollande prepara a mudança
07 Maio 2012 15:35
Jornal de Negócios Online - negocios@negocios.pt

Em França, as eleições presidenciais foram ganhas pelo socialista François Hollande. Na Grécia, o Nova Democracia arrecadou o maior número de votos mas ainda não se pode declarar um vencedor. Antonis Samaras é hoje recebido pelo presidente da República e tem três dias para conseguir formar governo.

15h32 Distribuição final do parlamento grego:

Nova Democracia 108
Syriza 52
Pasok 41
Gregos Independentes 33
KKE 26
Aurora Dourada 21
Esquerda Democrática 19

15h02 Já teve início a reunião entre o líder do Syriza, segundo partido mais votado, e o líder da Nova Democracia, Antonis Samaras, que esta manhã foi mandatado pelo Presidente da República para formar governo.

13h27 Antonis Samaras já recebeu do presidente da república o mandato para formar governo. "Respeitamos a vontade dos cidadãos. Vamos iniciar as negociações para formar governo", disse o líder da Nova Democracia ao chefe de Estado.

13h03 A chanceler Angela Merkel espera que François Hollande vá a Berlim logo após a tomada de posse, que está agendada para 15 de Maio. "A colaboração deve começar imediatemante", afirmou.
Merkel garantiu já que o "pacto orçamental não é negociável". "Foi ratificado pelos Estados-membros e não o devemos questionar agora", disse a chanceler.

12h00 "Antonis, para onde caminhas?" Esta é a pergunta deixada na capa do jornal diário "Dimokratia". Antonis Samaras é o líder da Nova Democracia. Antonis Samaras é o líder do partido que ganhou as eleições na Grécia, mas que ficou aquém de uma maioria absoluta. Antonis Samaras é o líder que tenta agora de formar um Executivo e que já abriu portas a um governo de salvação nacional. A questão deixada pelo diário é "para onde caminha" essa busca e para onde caminha a Grécia.

O "Ta Nea" responde: "O pesadelo da ausência de um governo... e novas eleições no horizonte", cita a agência grega Ana. Depois do sufrágio de ontem, em que a Nova Democracia foi castigada mas que, mesmo assim, conquistou a maioria dos votos, logo foi enunciada a necessidade de realizar novas eleições legislativas. Uma indefinição perigosa para um país em crise há vários anos.

É por isso que o jornal "Imerissia" diz, na sua manchete, que é "tempo de responsabilidade para um entendimento nacional". Porque a Grécia está "num limbo". Samaras falou num governo de salvação nacional, Evangelos Venizelos, líder dos socialistas do Pasok, também. Ambos foram os partidos que apoiaram os pacotes de austeridade na Grécia. Ambos foram, segundo os órgãos de comunicação social, os mais castigado, com os gregos a mostrarem a sua revolta.

"Mensagem enviada", escreveu o jornal "Logos". Os partidos que se opõem ao acordado entre o governo com a troika tiveram votações acima do esperado. O destaque foi mesmo a coligação da esquerda radical, o SYRIZA, que ficou em segundo lugar. Razão para que o diário de centro esquerda, Avriani, tenha intitulado: "O triunfo do povo e de Tsipras". Tsipras é o líder do partido do partido que ontem afirmou que "os gregos querem acabar com o memorando da barbárie".

O "Eleftheros Typos" disse também isso: "A ira do povo: alterem o memorando".

10h53 François Hollande toma posse no próximo dia 15 de Maio.

O resultado definitivo indica que Hollande ganhou com 51,62% dos votos.

Segundo o "El País", o novo presidente de França está já reunido com a sua equipa.

10h46 Resultados das eleições legislativas gregas com 99,01% dos votos contados:

Nova Democracia: 18,88% (108 lugares no parlamento)

Syriza: 16,76% (52 lugares)

Pasok: 13,2% (41 lugares)

Gregos Independentes: 10,6% (33 lugares)

Partido Comunista: 8,47% (26 lugares)

Aurora Dourada: 6,97% (21 lugares)

Esquerda Democrática: 6,1% (19 lugares)

10h36 O presidente grego Karolos Papoulias (na foto) recebe o líder da Nova Democracia, Antonis Samaras, às 14h00 (hora local, 12h00 em Lisboa). Tal como está previsto o chefe de Estado vai pedir ao líder do partido mais votado que forme governo. Samaras tem agora três dias para o fazer. Caso não consiga este pedido será feito ao líder do segundo partido mais votado. E se este também não conseguir o pedido será feito ao líder do terceiro partido mais votado. Se este processo for inconclusivo serão convocadas novas eleições.

Papoulias reúne-se também com o actual primeiro-ministro Lucas Papademos às 13h00 (hora local, 11h00 em Lisboa. A estação de televisão NET TV está a noticiar que o presidente da república deverá pedir a Papademos que se mantenha no cargo, pelo menos, até que se4ja formado um govo governo.

Sem comentários: