sexta-feira, 9 de março de 2012

PRESIDENTE ANA MANSO NOMEIA O MARIDO PARA AUDITOR DO SEU HOSPITAL

ANA MANSO COMO DEPUTADA DO PSD

Presidente do conselho de administração do hospital da Guarda nomeou marido para auditor interno

A presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde da Guarda, Ana Manso, nomeou o marido para auditor interno do centro hospitalar. O PS denunciou a situação, que considera inaceitável, e pede ao Governo que reverta este despacho.

Ana Manso emitiu na quinta-feira, uma circular interna, onde dá conhecimento da nomeação do administrado hospitalar Francisco Pires Manso, para as funções de auditor interno da ULS/Guarda, por despacho do conselho de administração datado do dia anterior.

"O PS ficou estupefacto quando teve conhecimento da nomeação", por demonstrar "um favoritismo claro familiar", disse hoje à agência Lusa o deputado António Serrano, coordenador do grupo parlamentar do PS para as questões de saúde.

O deputado considerou a nomeação do marido de Ana Manso "um verdadeiro escândalo, que deve ser corrigido o mais rapidamente possível".

António Serrano disse esperar que o ministro da Saúde, Paulo Macedo, "possa anular essa decisão, porque ela viola todos os princípios de natureza ética que deve presidir na gestão da coisa pública".

Segundo o deputado, "não está em causa a competência da pessoa, mas, a partir do momento em que a esposa nomeia o esposo dentro de uma estrutura hospitalar", os socialistas consideram que "viola o código de ética a que todos estão obrigados".

António Serrano adiantou que o administrado hospitalar, pelo facto de ser marido "de quem é, não poderia ter sido nomeado" para aquelas funções.

"Para ser sério é preciso também parecer. É isso que está em causa", referiu.

Além da denúncia pública, adiantou que o PS irá "interrogar o governo sobre esta matéria, para saber se tem conhecimento e o que pensa fazer".

Com Lusa

Sem comentários: