quinta-feira, 28 de julho de 2011

NEW YORK TIMES RECOMENDA A CIDADE DE GUIMARÃES

New York Times recomenda a cidade de Guimarães
por Lusa10 Janeiro 2011

O jornal norte-americano New York Times elegeu Guimarães como um dos 41 destinos a visitar este ano, considerando a cidade minhota "um dos pontos culturais emergentes da Península Ibérica".

O jornal publicou uma reportagem sobre locais passíveis de levar turistas ao "fim do mundo", selecionando 41 locais, desde praias no México às montanhas do Kosovo, passando por Londres, Singapura, Milão e Guimarães, entre outras cidades e locais de todo o mundo.

No artigo, o jornalista refere que Guimarães, cidade berço da nação, é Património Mundial da Humanidade e foi escolhida para Capital Europeia da Cultura em 2012.

Adianta que metade dos habitantes de Guimarães é constituída por jovens e considera que a abertura do Centro Cultural Vila Flor, em 2005, foi fundamental para lançar a música e a arte na cidade.

A edição online do New York Times recomenda locais para ficar, restaurantes e pontos de interesse em Guimarães.

As pousadas Santa Marinha da Costa e Nossa Senhora da Oliveira, os restaurantes Solar do Arco e El Rei Dom Afonso, bem como a Igreja de S. Francisco, o Museu de Alberto Sampaio e o Paço dos Duques de Bragança são locais a visitar.

A jornalista Charly Wilder, que recomendou a Cidade-Berço como destino a visitar em 2011, efectuou uma reportagem mais detalhada sobre a cidade que será Capital Europeia da Cultura em 2012.

O artigo, intitulado «The Arts Take Root in Portugal’s ‘Cradle City’» foi publicado, este fim-de-semana, no jornal norte-americano, depois da jornalista ter estado na Cidade-Berço a recolher mais informações.

Neste trabalho, Charly Wilder enalteceu a herança histórica de Guimarães deu grande atenção aos locais mais emblemáticos da cidade ao nível da gastronomia e aos movimentos culturais que estão a dar uma outra vida à cidade que será Capital Europeia da Cultura.

Além de outros espaços gastronómicos, a "língua afiada da proprietária" da Adega dos Caquinhos e a atmosfera de "futebol e touradas na televisão" da Cervejaria Martins cativaram a jornalista do New York Times, que recomenda aos vegetarianos que "levem a sua própria salada".

A jornalista salientou ainda a média de idade abaixo dos 30 anos em mais de metade da população, que faz de Guimarães uma das cidades mais jovens do continente europeu.

Sem comentários: