segunda-feira, 11 de julho de 2011

FREI FERNANDO VENTURA

É a entrevista do Mário Crespo ao Frei Fernando Ventura, sobre o novo livro.

Acho que vale a pena ouvir e partilhar

http://sicnoticias.sapo.pt/programas/jornaldas9/article631026.ece

Sinopse (do Livro "Do EU solitário ao NÓS solidário")

Conversa intimista e sem preconceitos sobre Deus, o Homem e o Mundo.
Reflexão sobre o mundo de hoje onde a história da Humanidade serve como bebedouro de aprendizagem impar e nos ajuda a projectar um futuro em que só a passagem do «eu solitário» ao «nós solidário» nos pode salvar. «O nós», é «o outro» ou seja «o próximo», com quem se deve viver uma relação partilhada.
A solução para a solidão existencial que nos esmaga tem que passar pela construção de uma consciência de «ser social» que vai para além do «meu auto» seja ele qual for, já que um «autismo» deste estilo nunca será gerador nem de vida nem de felicidade.
Assim, se coloca em jogo os dois elementos fundamentais: o «eu» e o «outro» não numa dimensão de egoísmo adolescencial de um «eu solitário» e individualista em processo de auto realização egocêntrica mas numa relação do «eu» que «sabe ser» para alguém.
Este, é um processo de transformação que não é difícil de entender, é só difícil de viver.

Autores : Frei Fernando Ventura e Joaquim Franco

Frei Fernando Ventura, franciscano capuchinho, nasceu em 1959. Teólogo e biblista, foi professor de Ciências Religiosas no ISCRA em Aveiro. É intérprete na Comissão Teológica Internacional da Santa Sé. Colabora, como tradutor, com diversos organismos internacionais, como a Ordem dos Capuchinhos, a OFS e a Federação Bíblica Mundial. Pertence ao quadro de redactores da revista Bíblica, onde assina artigos de aprofundamento teológico. Autor do primeiro estudo sobre Maria no Islamismo, lançou o livro Roteiro de Leitura da Bíblia (Editorial Presença). Ministra cursos e retiros, percorre o mundo, de convite em convite ou de conferência em conferência, como tradutor. É assíduo comentador de actualidade social e religiosa na SIC Notícias. A TSF escolheu-o como "figura do ano" em 2010.

Joaquim Franco, jornalista da SIC, nasceu em 1967. Fez parte da equipa que fundou a SIC Notícias no ano 2000. Formou-se no CENJOR. Especializou-se na temática religiosa, à qual tem dedicado particular atenção com reportagens, debates e entrevistas. Está ligado à Licenciatura em Ciência das Religiões da ULHT (Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias). Ganhou um Prémio Comunicação Social/Rádio pela reportagem Terceira Idade da Inocência, emitida na TSF. Foi um dos enviados especiais da TSF a Timor-Leste, em 1999, num trabalho que valeu à rádio uma distinção da Assembleia da República. Recebeu a menção honrosa Impresa pelo documentário João Paulo II, o 1º Papa global, emitido na SIC e distribuído pelo jornal Expresso. Lançou em 2010 o livro Leitura (im)possível de uma visita (Edições Universitárias Lusófonas) sobre a viagem de Bento XVI a Portugal.


Sem comentários: