quinta-feira, 9 de junho de 2011

SUBMARINOS: JUSTIÇA INVESTIGA CONTAS SUSPEITAS NA SUÍÇA

Investigação quer apurar se bancos helvéticos escondem 'luvas' alegadamente pagas pelos alemães.

Suíça, Inglaterra e Alemanha. São estes os três destinos de novas cartas rogatórias que o Ministério Público vai enviar para apurar se houve corrupção na compra de dois submarinos para a Marinha.

Para as autoridades helvéticas segue o pedido mais sensível: identificar os verdadeiros titulares de uma série de contas alfanuméricas (isto é, apenas compostas por letras e números) já identificadas pelas investigação e que terão sido utilizadas para esconder alegadas luvas.

Leia mais no e-paper do DN (9-06-2011)

O Ministério Público quer apurar se bancos helvéticos escondem ‘ luvas’ alegadamente pagas pelo consórcio alemão que ganhou concurso para a venda dos submarinos
O MP quer saber a quem pertence uma série de contas alfanuméricas em bancos suíços, para onde terá sido canalizado dinheiro de “ luvas” relativas à compra de dois submarinos para a Marinha. Despacho do juiz Carlos Alexandre revela que, além das autoridades helvéticas, há mais duas cartas rogatórias prontas a serem enviadas: uma para a Alemanha e outra para Inglaterra. Ainvestigação quer ter acesso a toda a contabilidade da empresa que ganhou o concurso, a MAN Ferrostaal, e pretende informações sobre a filial nas Ilhas Britânicas da Escom, empresa do Grupo Espírito Santo que assessorou o consórcio vencedor. O procurador do DIAP admite que estas novas rogatórias são apenas um passo. Porque as respostas podem obrigar à emissão de novos pedidos de cooperação internacional.

Sem comentários: