quarta-feira, 29 de junho de 2011

PROTESTO EM LISBOA

Trabalhadores ameaçam com protesto em Lisboa por LusaHoje

Os trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) aprovaram hoje uma moção em que pedem ao Governo a "suspensão imediata" do despedimento de 380 funcionários, admitindo para Julho um protesto em Lisboa.

Para 7 de Julho está agendada, em Lisboa, uma assembleia-geral da Empordef, holding do Estado que detém a totalidade do capital social dos ENVC. Em plena Praça da República, cerca de 700 trabalhadores aprovaram esta manhã, por unanimidade e aclamação, a possibilidade de viajarem até Lisboa, para protestar contra o plano de reestruturação, se "nada for feito" até ao dia anterior à reunião do accionista Estado. "Pensamos que é um prazo razoável para haver um sinal da parte do poder político de que vai haver uma suspensão da decisão de despedimento brutal e que haverá outra solução para a empresa", explicou António Barbosa, porta-voz da Comissão de Trabalhadores (CT).

A administração dos ENVC anunciou, na semana passada, um plano de reestruturação da empresa, a aplicar até final do ano, prevendo a saída de 380 dos 720 trabalhadores. No entanto, segundo a CT, só desde o início do mês de Junho, "de forma natural", a empresa já reduziu os postos de trabalho para 703 e reclama que, nos próximos cinco anos, "mais de 450 funcionários estarão acima dos 55 anos". "Ou seja, com outra disponibilidade para negociar a pré-reforma e não implementando este processo em cinco meses. Em outubro a administração falou numa reestruturação, ainda sem números, mas a implementar em cinco anos, não percebemos o que mudou entretanto", criticou António Barbosa.

Os ENVC apresentam actualmente um passivo acumulado de 200 milhões de euros e em 2010 somaram prejuízos de 40 milhões de euros. A manifestação de hoje concentrou mais de 3000 pessoas, entre funcionários, ex-trabalhadores e população, numa marcha de protesto contra os despedimentos e pela viabilização da empresa, que chegou a parar o trânsito em várias artérias da cidade.

Sem comentários: