segunda-feira, 16 de maio de 2011

CARTA ABERTA AO PRESIDENTE DE ANGOLA, JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS






Carta Aberta ao Presidente da República - Luís Carlos Matos

Luanda - Caro Sr. Presidente da República de Angola

Saúdo-o pelo seu discurso!... Muito bom, no geral. Bem observado (dentro do seu ponto de vista), estruturado e escrito! Todavia, discordo e entristeço-me pela medíocre desculpa de que a pobreza de Angola "é uma herança do tempo do colonialismo", nas suas palavras... Mas o que é isto?!?

É uma hipérbole, um atentado à inteligência do povo angolano, uma desculpa de "mau pagador"; preguiça ou uma incoerência absurda no trato do nobre e sofredor povo angolano?!? Depois de 1975, depois de todos os portugueses terem-nos feito o grande favor (porque o queríamos e exigimos fazendo-lhes uma guerra aberta em todas as frentes) de nos deixarem entregues a nós mesmos... à nossa Angola, para ser gerida e comandada por nós... Depois de tudo isso, depois de 35 anos passados, depois da guerra... o Sr. Presidente ainda tem a coragem, o desplante, a ousadia de dizer que a culpa da pobreza actual de Angola é dos colonialistas portugueses?!... Mas, com todo o respeito, o Sr. Presidente vive em que século??? Isso é chamar "burros" aos angolanos!!! Isso é descriminar o povo angolano...


Isso chama-se fugir às responsabilidades reais que Angola contém no seu seio... Começando pelo seu governo, poder executivo!... Mas, afinal, que fizeram então, durante todo este tempo que estão no poder?!... Só houve tempo para tratar e cuidar do enriquecimento presidencial, família, membros do governo e do partido do poder?... E aqui somente os mais chegados. Porque o grosso nem anda a nadar em dinheiro... Parte do seu discurso é ?verdadeiro?, mas peca, redondamente, na coerência e nalguma verdade. Sr. Presidente José Eduardo dos Santos, lamento não ter realmente tocado no cerne da questão e naquele que é e continua sendo o verdadeiro herói nacional: O POVO ANGOLANO!!! Herói porque continua sofrendo a vários níveis... Herói não somente em relação ao passado mas também e, infelizmente, em relação ao presente!... Herói porque todos os dias acorda para uma burocracia medonha e sem tamanho, herói porque continua aturando e vivendo mergulhado num facilitismo intolerante... herói porque continua vivendo um absurdo multipartidarismo caduco e sem aplicação lógica; herói porque existe racismo e preconceito de todas as formas apadrinhado ou passivamente aceite pelo seu governo e partido; herói porque a ignorância e a falta de informação livre e lúcida não existe... herói porque o abuso do poder aumenta de dia para dia... Nosso povo angolano é herói porque a grande maioria vive ainda em bairros degradados e verdadeiramente precários, com ruas cravejadas de buracos, indignas, até, para um ?Rally Paris Dakar? (no deserto)...



O povo angolano é herói porque vive em casas que são autênticos bairros de lata, sem saneamento básico, sem água potável, sem luz; o povo angolano é Herói porque todos os dias tem que aturar a arrogância, o orgulho cego e incompetente dos desmandos incoerentes de certo bureau político governamental e partidário; o povo angolano é herói porque tem que ter força suficiente e grande espírito de sacrifício para engolir a máfia que se instalou em várias áreas do poder a todos os níveis e, infelizmente, também, em alguns membros das várias igrejas incluindo a católica!... Chamo-lhes: os novos ?Judas Escariotes?, os novos ?Sumos Sacerdotes?, os novos ?fariseus hipócritas? a quem Cristo chamou de ?raposas?, ?sepulcros caiados por fora e podres por dentro?, ?víboras?, sendo filho de Deus e sem papas na língua!... Simplesmente, porque amava a verdade dos factos. Mas afinal, onde está a verdadeira e imparcial Igreja de Jesus Cristo em Angola?! O povo angolano é herói porque todos os dias tem que lidar com a desorganização e lixo a céu aberto, sobretudo na cidade de Luanda!... Mas o que anda a fazer o ministro do ambiente?!? O povo angolano é herói porque todos os dias tem que saber lidar com os altíssimos e exorbitantes custos de vida, com o gravíssimo e galopante tráfico de droga e com todos os delinquentes e assassinos que esta cidade (Luanda) produz diariamente... Mas onde anda o Ministro da Defesa, do Interior e da Segurança social?!

Em relação à corrupção, que me interessa a mim e ao povo Angolano, mentalmente são, o que se passa acerca da corrupção na China, no Brasil, em Cuba, nos E.U.A. ou na Rússia... O que nos interessa é a nossa corrupção! A que existe neste país, Angola, porque essa é a nossa realidade. Essa desculpa, sem nenhum nível é, no mínimo, absurda e completamente fora do contexto atual de Angola... É irrisória e triste.

O Sr. Presidente da República (que é também meu Presidente actual) governa para servir o povo angolano de forma sincera, coerente, justa e livre. Ou não?! Por isso e para isso foi eleito!!!! Sr. Presidente da República de Angola, por favor, limpe positivamente Angola deste tumulto e desequilíbrio socio e económico... Fiscalize imparcialmente todo o bureau político e membros do seu partido!!!... Dê exemplo de mudança para melhor. Reconhecer o que se faz de positivo é bom... Reconhecer o erro é uma virtude nobre! Digna, apenas, das almas grandes e honestas. Pense nisso!... Só se muda para melhor quando se reconhece o erro. Reconhecer o erro faz parte da humildade... que só é sinónimo de inteligência!...
Sem outro assunto. Atenciosamente,

Luís Carlos Matos





PS: Eu acrescento: Senhor Presidente, não esconda os seus erros com desculpas do passado. É feio. Com tantos anos de independência ainda não somos capazes de tomar conta de nós? Quando é que crescemos? Faz-me lembrar aquele filho que não gosta de ir para a escola estudar e se desculpa acusando o pai de ser analfabeto. Somos independentes ou não somos? Somos capazes ou não somos? A desculpa que a culpa é do colono é gato escondido com rabo de fora. Significa que não é capaz e ainda por cima complexado.

A partir do dia 11 de Novembro de 1975 a responsabilidade é toda nossa. Não nos faltam recursos para fazermos de Angola uma nação justa onde todos possam viver bem e não apenas alguns. Afinal foi para isso que nos tornámos independentes.

MH

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu acrescento ainda, será que o que o Senhor presidente faz, sua família e seus copartidarios em esbanjarem o dinhiro público para locumpeletarem na sua esfera juridico é culpa do colóno? ou me vas dizer, senhor presidente que no tempo do colóno os seus pais já desviavam? Se estamos a quere justificar os nossos fracassos ao colono, porque então criar programa de acção? Olha o meu ponto de vista é esse: Desde que maltraste o General Miala estás a falar muito mal, perdeste um grande conselheiro. Ainda penso que estás cansado. Chega. Pede que lhe substituam. Obrigado.