quarta-feira, 17 de novembro de 2010

A COREIA DO NORTE É AQUI ( ILHA DA MADEIRA)

SUA EDUCADA ALTEZA
"BASTARDOS,PARA NÃO DIZER FILHOS DA PUTA"
SUA QUASE AFRICANA ALTEZA
Tenho de pedir desculpa ao Alandroal por aqui ter escrito há quinze dias que me parecia chocante a percentagem de um funcionário municipal para cada 28 habitantes. Na pérola do Atlântico (ilha da Madeira), entre o seu gabinete, os dos sete secretários regionais, os dos 70 organismos públicos que eles criaram e mantêm e as autarquias, há 35.000 funcionários para servir 245.000 habitantes: um "jardinário" para cada 8 madeirenses. O dobro do número de funcionários dos Açores, com a mesma população, mas dispersa por nove ilhas e não por duas e muito mais distantes entre si. E mais de metade do número de funcionários das Canárias, ali ao lado, com sete ilhas habitadas e oito vezes a população da Madeira.
Para conseguir sustentar este exército privado de funcionários, Jardim vive a sugar dinheiro ao continente, até onde o deixam e mais além: quando lhe impuseram finalmente a obrigatoriedade de individamento zero, Sua Alteza inventou as "sociedades de desenvolvimento regional" que se endividam com o aval do Governo e servem, entre outros fins de utilidade púlica, para sustentar o Marítimo Futebol Clube, o clube da predilecção de Sua Alteza Insular, ou um pasquim chamado "Jornal da Madeira" (que é distribuido gratuitamente para ver se assim liquida o único concorrente e não alinhado), e onde Sua Alteza Querida é diariamente louvado ao melhor nível do outro Querido Líder asiático.
Eis o Estado Jardim. Eis como se ganham eleições eternamente. Há anos que me faço a mesma pergunta: porque é que a nossa democracia e o nosso pobre país têm de sustentar e engolir esta ruinosa fantochada democrática? Porque é que não há Presidente da República, nem primeiro-ministro, nem líder do PSD que não se ajoelhe perante Sua Exaltada Alteza? Têm medo que ele declare a independência? Pois que declare!
Por estes dias, Sua Alteza Revoltada anda histérico com a iminência de perder um dos privilégios que lhe advêm do privilégio de fazer leis de excepção a favor dos madeirenses: vai deixar de poder acumular a totalidade do vencimento de presidente do governo regional com a totalidade da sua pensão de 4124 euros (cuja revelação pela imprensa o levou na altura a classificar os jornalistas como "bastardos, para não dizer filhos da puta"). Esse privilégio, assim como o direito a uma subvenção vitalícia quando, enfim, cessar funções, aí pelo ano 2045, foram ambos banidos no início do Governo Sócrates, há 5 anos. Mas não na Madeira, onde Sua Educada Alteza tratou de se excepcionar e aos seus. Segundo anunciou, Sua Roubada Alteza vai então pôr em tribunal o que chama o Estado "ladrão", que se lembrou de repente que ele também era português e sujeito a compartilhar uma pequena parte dos sacrifícios comuns. Como habitualmente, o advogado deve ser o deputado Guilherme Silva, que costuma desempenhar essa curiosa dupla função de deputado nacional e advogado do governo regional. Ou, então, considerando que se está perante um roubo a um trabalhador, talvez o camarada dr. Garcia Pereira (esse mesmo, o da ditadura popular, que também costuma advogar a favor de Sua Quase Africana Alteza)
(Excerto de um texto do escritor Miguel Sousa Tavares publicado no semanário Expresso de 13 de Novembro de 2010).

3 comentários:

Anónimo disse...

Esse artigo do Miguel Sousa Tavares, apesar de uma série de verdades, mostra o bom escritor que ele é mas também o péssimo jornalista que não faz investigação e apenas se limta a mandar umas bocas... O Advogado Garcia Pereira não é, nem nunca foi, advogado do Alberto João. Mas se fosse não me chocaria nada. Há que separar as águas...

Anónimo disse...

Eu, como advogado, recusaria defender qualquer um a qualquer preço. É verdade que já vão longe os tempos revolucionários de Garcia Pereira embora continue com a lábia demagógica em tempo de antena eleitoral. Só os parvos se continuam a deixar enganar por estes convertidos que, sem vergonha, ainda falam em nome dos trabalhadores. Se Garcia Pereira não advogou a favor do execrável Jardim, fá-lo-à mais tarde ou mais cedo, é tudo uma questão de dinheiro. Todas as "bocas" que Miguel Sousa Tavares manda sobre a Madeira e os seus políticos são verdades indesmentíveis

Luta Popular On-Line disse...

Sempre a mesma conversa da treta...
Garcia Pereira nunca se vendeu por prato de lentilhas...
Quanto ao artigo de Miguel Sousa Tavares aconselho ler este texto...
http://lutapopularonline.blogspot.com/2010/11/proposito-do-escrito-do-sr-tavares-no.html