quarta-feira, 16 de junho de 2010

AUSTERIDADE PARA TODOS OS GOSTOS




ESPANHA

O plano de austeridade lançado pelo primeiro-ministro Rodriguez Zapatero, inclui a eliminação do cheque-bebé de 2500 euros a partir de Janeiro de 2011 e a adaptação do número de unidades das embalagens de medicamentos à duração dos tratamentos. As duas medidas mais emblemáticas são a redução de 5% nos salários dos funcionários públicos a partir deste mês e o congelamento do reajuste automático das aposentações e pensões (excluindo as mínimas) no próximo ano.

FRANÇA

O Presidente Sarkozy quer que os ministérios gastem menos 10%. Os ministérios da Cultura e da Educação substituíram as flores naturais por exemplares de plástico. As luzes no Ministério da Economia apagam-se agora automaticamente às 19h30m e as revistas de imprensa são divulgadas via electrónica. Todos os ministérios reduziram as despesas com as recepções, sobretudo no champanhe. As viagens dos adjuntos dos ministros em primeira classe, mesmo nos comboios, dependem de autorização superior.

IRLANDA

A Irlanda foi dos países mais duramente atingidos pela crise mundial e o plano de recuperação não se fez esperar. Um dos primeiros anúncios do primeiro-ministro irlandês, Brian Cowen, foi de que o número de ministros iria ser reduzidos de 20 para 15. Cada um dos governantes custa ao erário público irlandês um salário anual de cerca de 150 mil euros. E,m 1978, a Irlanda tinha apenas sete ministros. O governo decidiu, ainda, reduzir os ordenados dos funcionários públicos entre 5% e 15%.

ALEMANHA

A chanceler Angela Merkel decidiu avançar com um plano de emagrecimento do orçamento federal em 80 mil milhões de euros até 2014. Dois dos sectores onde vai mexer é no funcionalismo federal, que será reduzido, naquele período, entre 15 mil e no aparelho militar, que aguarda um estudo do Ministério da Defesa, a divulgar ainda este ano,, para redução de 40 mil efectivos no conjunto dos 250 mil actualmente existentes na Bundeswehr.

ROMÉNIA

Corte de 25% nos ordenados da função pública e 15% nas pensões de reforma.

RÚSSIA

Pretende cortar 20% no número de funcionários públicos

2 comentários:

Anónimo disse...

Por este andar,melhor é não trabalhar.
Como diz um amigo."Só trabalha quem é maluco".
Vamos todos para a porta da Assembleia acampar e pedir esmola.

Anónimo disse...

josé blanco (psoe) ha congelado el sueldo de los funcionarios