França
Sondagens dão Hollande como vencedor na segunda volta
António Sarmento
23/04/2012
As sondagens para a segunda volta das eleições francesas dão como certa a eleição do socialista François Hollande.
A vitória, ainda que curta, sobre Nicolas Sarkozy reforçou ainda mais o estatuto presidencial de François Hollande. Depois de ter ganho na primeira volta das eleições com 28,63% dos votos (contra o 27,18% de Sarkozy) o candidato socialista será, segundo as sondagens mais recentes, o próximo presidente de França.
De acordo com a CSA, Hollande obterá 56% dos votos na segunda volta, marcada para o dia 6 de Maio. No mesmo sentido, a IFOP atribui-lhe 54,5% e a BVA 53%. Em todas estas sondagens, o presidente Sarkozy conseguirá um resultado entre os 43% e os 47%.
Se as estimativas se confirmarem, Nicolas Sarlozy corre o risco de ser o primeiro presidente francês a não ser reeleito em mais de 30 anos.
A candidatura do ainda presidente francês vai organizar no Dia do Trabalhador uma manifestação em Paris - foi agora anunciado pelo próprio. Haverá assim a 1 de Maio três manifestações na capital, uma de sindicatos e esquerda, outra da extrema-direita e outra da direita.
Em reação às eleições francesas, os principais índices europeus estão a cair em torno dos 3%. "Existe um risco muito grande com as eleições francesas. A vitória de Hollande pode significar o colapso do eixo "Merkozy" e poderá prejudicar os esforços para a resolução da crise de dívida", disse Junichi Ishikawa, analista da IG Markets Securities.
Sem comentários:
Enviar um comentário