quinta-feira, 21 de abril de 2011

CONTRA O PESSIMISMO

Caros,
Talvez seja melhor olharmos o nosso país por esta perspectiva e deixar de chorar tanto!



"EU CONHEÇO UM PAÍS..."


Por: Nicolau Santos, Director-adjunto do Jornal Expresso, In Revista "Exportar"


Eu conheço um país que tem uma das mais baixas taxas de mortalidade mundial de recém-nascidos, melhor que a média da UE.

Eu conheço um país onde tem sede uma empresa que é líder mundial de tecnologia de transformadores.

Eu conheço um país que é líder mundial na produção de feltros para chapéus.

Eu conheço um país que tem uma empresa que inventa jogos para telemóveis e os vende no exterior para dezenas de mercados.

Eu conheço um país que tem uma empresa que concebeu um sistema pelo qual você pode escolher, no seu telemóvel, a sala de cinema onde quer ir, o filme que quer ver e a cadeira onde se quer sentar.

Eu conheço um país que tem uma empresa que inventou um sistema biométrico de pagamento nas bombas de gasolina.

Eu conheço um país que tem uma empresa que inventou uma bilha de gás muito leve que já ganhou prémios internacionais.

Eu conheço um país que tem um dos melhores sistemas de Multibanco a nível mundial, permitindo operações inexistentes na Alemanha, Inglaterra ou Estados Unidos.


Eu conheço um país, sediado em Brago, um dos mais prestigiados institutos de investigação científica e inovação do mundo, o MIT.

Eu conheço um país que revolucionou o sistema financeiro e tem três Bancos nos cinco primeiros da Europa.

Eu conheço um país que está muito avançado na investigação e produção de energia alternativas, nomeadamente, através das ondas do mar e do vento, tendo em apenas 6 anos feito diminuir a sua dependência do exterior em energia em cerca de 35% e tem um programa definido para a construção de mais 10 barragens, alguns das quais já em fase de obra.


Eu conheço um país que ainda há apenas 6 anos, produzia 45% das suas necessidades de azeite, que é considerado dos melhores a nível mundial; hoje é exportador de azeite. Para isso, foi decisiva a determinação de, há seis anos, terem sido recomeçado as obras do Projecto do Alqueva, com a construção dos canais que constituem as redes primária e secundária de rega, entretanto paralisadas desde a saída de António Guterres. Por isso, esta obra deverá ficar concluída com 10 anos de avanço em relação ao previsto.

Eu conheço um país que tem uma empresa que analisa o ADN de plantas e animais e envia os resultados para os de toda a EU.

Eu conheço um país que desenvolveu sistemas de gestão inovadores de clientes e de stocks, dirigidos às PMES.

Eu conheço um país que tem diversas empresas a trabalhar para a NASA e a Agência Espacial Europeia.

Eu conheço um país que desenvolveu um sistema muito cómodo de passar, sem ter de parar, nas portagens das auto-estradas.

Eu conheço um país que inventou e produz um medicamento anti-epiléptico para o mercado mundial.

Eu conheço um país que é líder mundial na produção de cortiça e derivados, nomeadamente rolhas e o único que fabrica sapatos, malas e roupa de senhora a partir do mesmo material.

Eu conheço um país que produz um vinho da alta qualidade a nível mundial e que, ainda recentemente, em duas provas ibéricas, superou vários dos melhores vinhos espanhóis e de outros países.

Eu conheço um país que inventou e desenvolveu o melhor sistema mundial de pagamento de pré-pagos para telemóveis.

Eu conheço um país que construiu um conjunto de projectos hoteleiros de excelente qualidade pelo Mundo.

Eu conheço um país que é segundo em net de banda larga na Europa.

Eu conheço um país que tem uma capital com eventos culturais fantásticos que fazem frente a qualquer cidade do mundo. Que tem potencialidades turísticas ilimitadas com restaurantes para todas as carteiras e com comida deliciosa, assim como alojamento para todas as bolsas e de razoável qualidade. Basta ir a Londres e ver toda a gente a comer sandwiches no jardim pois a alimentação atingiu preços exorbitantes nos restaurantes.

Eu conheço um país com uma história ímpar que ligou todos os continentes comercialmente pela primeira vez na história da humanidade no século XVI.

Eu conheço um país que tem a sua selecção de futebol neste momento no 3.º lugar do ranking mundial em mais de 200 nações, só o Brasil e a Espanha estão à frente com poucos pontos de diferença.

Eu conheço um país que conquistou meio mundo nos séculos XV e XVI, com base no respeito pelos outros povos, com base nas trocas comerciais, com base na diplomacia.

Eu conheço um país que venceu os seus compatriotas espanhóis pela força de vontade de um homem chamado Nuno Álvares Pereira e que permitiu a paz para a nação se lançar nos descobrimentos marítimos.


Eu conheço um País que está a criar um medicamento que previne e combate a obesidade.

Eu conheço um País que produz os melhores sapatos do mundo.

Eu conheço um País que produz os fatos usados na Fórmula 1 e nos astronautas da NASA.

Eu conheço um País que produz o melhor software de GPS do mundo.

Eu conheço um País que faz os melhores lasers do mundo, utilizados na medicina e na indústria aeroespacial.

Eu conheço um País que tem um monumento que tem 6 orgãos, sendo o único no mundo (Convento Mafra).

Eu conheço um País que produz os adereços utilizados pela indústria cinematográfica de Hollywood.

Eu conheço um País que tem a maior variedade gastronómica do mundo.

Eu conheço um País que criou a única palete de cores para leitura de daltónicos.

O leitor, possivelmente, não reconheceu neste país, aquele em que vive...


PORTUGAL !!!



Mas é verdade.Tudo o que leu acima foi feito por empresas fundadas por portugueses, desenvolvidas por portugueses, dirigidas por portugueses, com sede em Portugal, que funcionam com técnicos e trabalhadores portugueses.
Chamam-se, por ordem, Efacec, Fepsa, Ydreams, Mobycomp, GALP, SIBS, BPI, BCP, Totta, BES, CGD, Stab Vida, Altitude Software, Out Systems, WeDo, Quinta do Monte d'Oiro, Brisa Space Services, Bial, Activespace Technologies, Deimos Engenharia, Lusospace, Skysoft, Portugal Telecom Inovação, Grupos Vila Galé, Amorim, Pestana, Porto Bay e BES Turismo.
Há ainda grandes empresas multinacionais instalada no País, mas dirigidas por portugueses, com técnicos portugueses, de reconhecido sucesso junto das casas mãe, como a Siemens Portugal, Vodafone Portugal, Bosch, Vulcano, Alcatel, BP Portugal e a Mc Donalds (que desenvolveu e aperfeiçoou em Portugal um sistema que permite quantificar as refeições e tipo que são vendidas em cada e todos os estabelecimentos da cadeia em todo o mundo).
É este o País de sucesso em que também vivemos, mas nós só falamos do País que está mal, daquele que não acompanhou o progresso. É tempo de mostrarmos ao mundo os nossos sucessos e nos orgulharmos disso.

Vamos mudar a nossa mentalidade para ajudarmos o nosso país que tanto precisa de nós, vamos dar o primeiro passo e falar coisas positivas e optimistas.
Deixe-mo-nos de ser pessimistas!

Sem comentários:

Enviar um comentário