terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O ESTADO A QUE O ESTADO CHEGOU


Gradiva lança em parceria com o Diário de Notícias

O ESTADO A QUE O ESTADO CHEGOU ,O VERDADEIRO RETRATO DE PORTUGAL

(GRANDE INVESTIGAÇÃO DN)

· O livro será lançado no próximo dia 24 de Fevereiro, pelas 18h30m, no El Corte Inglés em Lisboa e será apresentado por Guilherme d’Oliveira Martins, presidente do Tribunal de Contas.

Após a surpresa causada pela publicação no Diário de Notícias, em Janeiro, de um grande trabalho de investigação revelador da derrapagem financeira que se tem verificado em Portugal na última década, a Gradiva vai publicar esse diagnóstico realizado à economia nacional. A sistematização dos números do despesismo e a revelação dos gastos inúteis, agora em livro, permitirão uma análise fundamentada do estado a que o Estado português chegou.


A obra O Estado a que o Estado Chegou - O Verdadeiro Retrato de Portugal (Grande Investigação DN) resulta de uma grande investigação jornalística publicada pelo Diário de Notícias entre os dias 7 e 14 de Janeiro de 2011. O objectivo deste trabalho, o primeiro de um projecto mais vasto, é dar a conhecer o verdadeiro retrato do estado do País e o real peso do Estado na economia nacional. Pela primeira vez, num levantamento exaustivo, sistematizaram-se dados e elencaram-se números que nem o próprio Estado possui ou é capaz de fornecer.

A reacção nacional a esta investigação prova que um trabalho profundo e minucioso como este tem a capacidade de interessar os portugueses, de estimular o imprescindível exercício da cidadania. A partir deste retrato está dado o contributo do DN, a que, com a presente edição em livro, a Gradiva se associa, para uma reflexão objectiva por parte dos cidadãos em geral e dos líderes políticos, económicos e sociais em particular.

EQUIPA DE INVESTIGAÇÃO

MARIA DE LURDES VALE, 45 anos, jornalista, coordenadora da equipa de investigação, entrou para o Diário de Notícias em 1989 e desempenhou vários cargos de editoria na Redacção do jornal.

CARLOS DIOGO SANTOS, 23 anos, mestrando em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação no ISCTE, deu os primeiros passos no Diário de Notícias em 2009. Após uma curta passagem pela secção de Política – enquanto estagiário –, fixou-se na área de Segurança de onde saiu, no fim de 2010, para integrar a equipa de Grande Investigação.

JOÃO CRISTÓVÃO BAPTISTA, 27 anos, licenciado em Ciência Política pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Lisboa, iniciou carreira em 2006 no jornal 24 horas. Em 2010, ingressou na Redacção do Diário de Notícias, onde actualmente é jornalista na secção de Grande Investigação.

RUI PEDRO ANTUNES, 24 anos, licenciado em Jornalismo na Universidade de Coimbra, iniciou a sua carreira jornalística no Diário de Notícias em 2008, tendo desempenhado funções na editoria de Política até ao momento em que integrou a equipa de Grande Investigação.

SÓNIA SIMÕES, 28 anos, licenciada em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social, Lisboa, e pós-graduada em Criminologia, iniciou carreira em 2003 no jornal Correio da Manhã. Quatro anos depois, ingressou na secção Justiça do jornal 24 horas e, em 2009, no Diário de Notícias, onde actualmente é jornalista na secção de Grande Investigação.

RUI MARQUES SIMÕES, 26 anos, licenciado em Jornalismo pela Universidade de Coimbra, iniciou a carreira jornalística na Redacção do Porto do Diário de Notícias, em Setembro de 2007. Trabalhou na editoria de Desporto até ser integrado na recém-lançada equipa de Grande Investigação.

Sem comentários:

Enviar um comentário