O primeiro artista plástico autóctone de um país africano de língua portuguesa a conhecer o reconhecimento internacional morreu na madrugada do passado dia 5, no Hospital Pedro Hispano, Portugal, vítima de cancro. Malangatana nasceu em Moçambique no seio de uma família de etnia Banta. Autor de uma pintura intoxicante onde a figura humana tem sempre predominância, Malangatana pintou a vida da população negra de Moçambique com uma abrangência que lhe permitiu cruzar a tradição com a urbanidade. A dimensão política da sua obra encontra paralelo na vida com a sua participação na luta da independência e depois como deputado pela Frelimo.
Em Portugal, foi condecorado com a medalha da Ordem do Infante Dom Henrique, tendo sido nomeado Artista da Paz, pela Unesco.
Grande artista, que nao tive a oportunidade de conhecer, infelizmente...So ouvimos falar das grandezas de alguem, depois que se vai..Sou mocambicana, e sinto muito por isso. O nosso pais naofalava quase nada de Malangatana, so depois que morreu...
ResponderEliminarPaz a sua alma!